Notícias

Notícias 2020Notícias 2019 | Notícias 2018 | Notícias 2017 | Notícias 2016

 NOTÍCIAS 2020

 

 Maria José Roxo agraciada com o Prémio Ciência da Riscos

Maria José Roxo, Geógrafa (associada nº 129 da APG) e Professora Catedrática da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, foi agraciada com o Prémio Ciência da RISCOS (Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança), que premiou o melhor trabalho publicado, por esta Associação, em 2019. O trabalho intitulado “Desertificação”, da autoria de Maria José Roxo e Carlos Russo Machado, foi publicado no livro “Catástrofes Mistas. Uma perspetiva ambiental”, da série Riscos e Catástrofes e foi publicado em dezembro de 2019.

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos formalmente aceite como membro da EUGEO

′′ EUGEO é a Associação das Sociedades Geográficas na Europa. O objectivo da EUGEO é representar os seus membros a nível europeu e coordenar e iniciar actividades conjuntas dos membros para promover a investigação e a educação sobre a Geografia da Europa e promover a disciplina científica, a disciplina escolar e a prática profissional de Geografia em Europa. EUGEO tem membros de 27 países. A EUGEO também funciona como uma rede e um fórum para reforçar a posição e as operações das suas organizações membros, especialmente para atividades com um europeu."

Saber mais

 

 Conferências Geográficas APG | "A Geografia na construção duma cidade melhor"

A Associação Portuguesa de Geógrafos lançou as Conferências Geográficas. Depois da primeira edição do Webinar, que se realizou no dia 24 de julho, com o orador Prof. Doutor Lúcio Cunha (Universidade de Coimbra) para o tema: "Geografia Física feita em português", a segunda edição realizou-se no passado dia 27 de outubro, às 18 horas, que teve como orador o Prof. Doutor José Alberto Rio Fernandes para o tema "A Geografia na construção duma cidade melhor."

 

 Conferências Geográficas APG | "Geografia Física feita em português"

A Associação Portuguesa de Geógrafos lançou as Conferências Geográficas. A primeira edição do Webinar, que se realizou no dia 24 de julho, pelas 15h00, foi dedicado ao tema: "Geografia Física feita em português" e, como orador, contou com a participação do Prof. Doutor Lúcio Cunha (Universidade de Coimbra).
 

 Cadernos Metrópole

Os Cadernos Metrópole constituem um convite à reflexão, ao debate e à pesquisa sobre as metrópoles contemporâneas e são uma importante referência para os pesquisadores das áreas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Demografia e Ciências Sociais, destacando-se entre os demais periódicos dessas áreas, por seu caráter interdisciplinar.

Ver mais informação

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos representada na sessão "Recuperação Económica Pós Covid -19" | 23 de junho 2020 

No passado dia 23 de junho, pelas 16h00, realizou-se um webinar dedicado ao tema Recuperação Económica Pós- COVID-19: Plano, Projeto e Obra, que contou com a participação de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, bem como de Eduarda Costa, membro da direção da APG. A Associação Portuguesa de Geógrafos, a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitectos, a Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas e a Associação Portuguesa de Urbanistas, subscritoras da "Declaração do Território", às quais se juntará a Ordem dos Biólogos, analisaram o impacto da atual pandemia da COVID-19 nas políticas e estratégias de valorização do ordenamento e no exercício de planeamento e gestão do território.

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos representada na sessão "Expressão geográfica da COVID-19 em Portugal - fatores e dinâmicas da propagação" | 29 de abril 2020

Decorreu, no dia 29 de abril, o primeiro webinar que o IGOT-UL organiza a propósito do COVID-19. A sessão de hoje foi dedicada ao tema "Expressão geográfica da COVID-19 em Portugal – fatores e dinâmicas da propagação" e teve como moderador Nuno Marques da Costa (CEG/IGOT-ULisboa). No painel a APG esteve representada por Pedro Chamusca (UA/CEGOT), acompanhado pela colega de Direção da APG Eduarda Costa (CEG/IGOT-ULisboa) e por Adalberto Campos Fernandes (ENSP-NOVA) e João Ferrão (ICS-ULisboa).

Assistir à sessão 

 

 Prémio Esri Young Scholars Award 2020 | Dois geógrafos no pódio 

1.º Classificado: Edgar Gonçalves (IGOT) 
2.º Classificado: André Oliveira (FLUP)

Edgar Gonçalves vence o Esri Young Scholars Award 2020, realizado na tarde de 8 de abril, com uma apresentação intitulada “Ensaio para uma Modelação 3D e Realidade Aumentada do IGOT para o campus da Universidade de Lisboa”. O prémio, lançado em 2012, visa reconhecer estudos académicos de vários níveis do Ensino Superior e de investigadores de todo o mundo no campo das Ciências Geoespaciais. Como vencedor, Edgar Gonçalves vai ter a oportunidade de apresentar o seu trabalho na cidade de San Diego (EUA) na Esri User Conference e na Education Summit. Ao todo, na edição de 2020 do prémio, participaram sete candidatos de várias universidades.

Trabalho vencedor: Edgar Gonçalves

 NOTÍCIAS 2019

 A Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) para 2018 da Direção-Geral do Território (DGT) já está disponível.

A Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) para 2018 da Direção-Geral do Território (DGT) foi concluída no final de novembro de 2019 e já está disponível através de serviços de visualização (WMS) e de descarregamento (ATOM), podendo ser acedida sem custos através dos seus metadados registados no Sistema Nacional de Informação Geográfica.

Ver mais informação

 

 Teresa Barata Salgueira vence Prémio Mercúrio, na categoria de investigação. 

Investigadora do Centro de Estudos Geográficos (IGOT – ULisboa) recebe reconhecimento pelo seu percurso científico na interseção entre a Geografia e o Serviço e Comércio.

A Professora Teresa Barata-Salgueiro foi distinguida com o Prémio Mercúrio “Personalidade do Ano” na Categoria de Investigação. Decorrida na noite de segunda-feira, dia 25 de novembro, a gala realizada no Cinema São Jorge homenageou empresas e personalidades que desempenharam significativas atividades comerciais ou científicas a nível nacional.

Ver mais informação.

 

 Entrega dos Prémios APG no XII Congresso da Geografia Portuguesa.

Decorreu, no âmbito do XII Congresso da Geografia Portuguesa, a entrega dos Prémios APG:

Prémio APG | Melhor Estudante (2): Inês Rodrigues (UM - ICS) | Mariana e Mariana Silvério (UL-IGOT)

Prémio APG | Saída de Campo (2): Professora Graça Pinto - ES3 Camilo Castelo Branco, Vila Real  | Professora Filipa Fontinha - Escola Secundária de Penafiel | Menção honrosa: Professora Renata Costa - Escola Secundária da Maia

Prémio APG | Mestrado - Universidade do Porto (2): Bruno Carmo | Andreia Marisa Monteiro | Menção honrosa: Bruno Silva

Prémio APG | Mestrado - Universidade Nova de Lisboa (2): Ana Teresa Lima | Miguel Gil Martins 

Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro (Melhor Tese de Doutoramento): Célia Fonseca Ferreira (FLUP) | Menção honrosa: Max Wendel  Anjos (UL - IGOT)

 Aos premiados, os nossos sinceros parabéns! Esperamos que valorizem ainda mais a Geografia e sirvam de inspiração aos próximos geógrafos e premiados! 

 

 XII Congresso da Geografia Portuguesa, em Guimarães, reforça e prepara a Geografia para os novos desafios!

A cidade de Guimarães recebeu o XII Congresso da Geografia Portuguesa, tendo a APG contando com o empenho e dedicação do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, muito em especial de Paula Cristina Remoaldo, Maria José Caldeira e Virgínia Teles, com grande apoio de Elaine Scalabrini e desde a APG Clara Guedes, Pedro Rego e Ângela Silva.
Em nome da Associação Portuguesa de Geógrafos (APGeo), saúdo a magnífica conferência, o debate animado da mesa redonda, a aprendizagem conjunta proporcionada por mais de 200 comunicações, a alegria do encontro ou reencontro de tantos, a festa dos prémios atribuídos pela APGeo a mestres (pelas melhores dissertações na NOVA e UP), doutores (por teses de 2017 e 2018), docentes de ensino secundário (pelas melhores saídas de campo) e estudantes com melhor nota de ingresso que escolheram a Geografia na entrada da Universidade. Ainda houve tempo para saídas de campo e para apresentar o nº 3 da coleção Geografia e Geógrafos, o belíssimo “Turismo e periferia: o caso da Sicília” de Carminda Cavaco, o qual, a quem não o pode receber em mãos - sendo associado -, te-lo-á na sua caixa de correio ainda antes Natal.
Por fim, quero combinar um reencontro: para 6 a 8 de julho de 2020, em Salamanca. O Colóquio Ibérico espera por si. A pensar nisso a AGE e a APG, em articulação com a organização local, decidimos prorrogar para 10 de dezembro a data limite para envio de resumos.
Quanto ao próximo encontro nacional? Bem no centro: em Coimbra. Em 2021. Lá estaremos!

Viva a Geografia!

José Alberto Rio Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 XII Congresso da Geografia Portuguesa no jornal "Público"
No passado dia 12 de novembro de 2019, com o tema "ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - Sustentabilidade em risco? A Geografia vai procurar respostas", o jornal nacional "Público" deu destaque ao XII Congresso da Geografia Portuguesa que terá lugar na cidade de Guimarães. Na notícia, destaque para as declarações do Prof. Doutora Carminda Cavaco.

Veja aqui a notícia

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos acreditada como entidade formadora.

Depois de um processo longo, finalmente a Associação Portuguesa de Geógrafos foi validada, por parte do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), como entidade formadora acreditada. Mais uma valência para prestar os necessários serviços aos associados da APG e aos geógrafos em geral.

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos presente no 26.º Congresso da Associação Espanhola de Geografia.

No âmbito do 26° Congresso da Associação Espanhola de Geografia, a Associação Portuguesa de Geógrafos foi convidada e esteve presente. O gesto será retribuído em Guimarães, na abertura do Congresso da Geografia Portuguesa, no dia 13 de novembro.

Na foto, tirada durante o almoço do dia 24, estão presentes o Presidente da AGE Jorge Olcina (segundo à esquerda), o Presidente da APG José Alberto Rio Fernandes (ao centro). Entre ambos surge a secretaria geral da AGE Carmen Minguez e à direita o conferencista convidado, Andres Rodriguez-Pose da London School of Economics.

 

 Aprovada a revisão das Orientações Estratégicas Nacionais e Regionais previstas no Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional (REN)

Portaria n.º 336/2019
Diário da República n.º 185/2019, Série I de 2019-09-26
Aprova a revisão das Orientações Estratégicas Nacionais e Regionais previstas no Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional (REN)

Decreto Regulamentar n.º 5/2019
Diário da República n.º 186/2019, Série I de 2019-09-27
Procede à fixação dos conceitos técnicos atualizados nos domínios do ordenamento do território e do urbanismo.

 

 Presidência do Conselho de Ministros procede à fixação dos conceitos técnicos atualizados nos domínios do Ordenamento do Território e do Urbanismo 

Ver mais informação

 

 Primeira revisão do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território

Foi Publicada a Primeira revisão do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território, Lei n.º 99/2019 - Diário da República n.º 170/2019, Série I de 2019-09-05124457181. A primeira revisão do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território revoga a Lei n.º 58/2007, de 4 de setembro.

 

 2019 Blue Planet Prize awarded to two Geographers
The Asahi Glass Foundation is pleased to announce that the winners of the 28th annual Blue Planet Prize have been decided. After an intensive selection process, the 2019 Blue Planet Prize winners were announced today.

The winners are Prof. Eric Lambin of Belgium, and Prof. Jared Diamond of United States of America.

This year marks the 28th awarding of the Blue Planet Prize, the international environmental award sponsored by the Asahi Glass Foundation, chaired by Kazuhiko Ishimura. Two Blue Planet Prizes are awarded to individuals or organizations each year that make outstanding achievements in scientific research and its application, and in so doing help to solve global environmental problems. The Board of Directors decided the following recipients for this year.
1. Prof. Eric Lambin (Belgium) Born in 1962 Septmber23 Professor, Université catholique de Louvain, and George and Setsuko Ishiyama Provostial Professor, Stanford University

He has clarified the land use changes taking place on a global scale, the effects on ecosystems and the effectiveness of policies, using satellite remote sensing technologies and his original method of time-series analysis. From early on, he has pointed out that land use changes are causing adverse effects globally on natural systems. He has explained the relationship between economic activities and land use by linking socioeconomic data. His research activities have significantly influenced how public authorities and private enterprises develop land use policies for conserving forests. Those research findings have provided scientific support for making the most of forest certification programs, for implementing green purchasing commitments, and for promoting green procurement. He has made great contributions by stimulating the adoption of concrete interventions and practices to improve the sustainability of socioeconomic activities from the individual to the global scales.

2. Prof. Jared Diamond (USA) Born in 1937 Septmber10
Professor, Department of Geography University of California, Los Angeles

His ideas and arguments presented in his trilogy, Guns, Germs, and Steel, Collapse,and The World Until Yesterday, include civilization theory, organizational theory, and society theory, and were created as a result of his exceptional intellectual explorations. They provide deep insight into the roots of today’s environmental issues from a very broad perspective, explaining the significance of environmental issues in the history of human civilization from a unique perspective. In Collapse, he has listed 12 items as major factors in global environmental issues. He has regarded environmental issues as fundamental to any study of human history. Based on this concept, he has influenced the consciousness of contemporary civilization across nations and generations toward a mindset of thinking about the next steps for civilization. These achievements of Professor Diamond are highly appreciated.

Both recipients will be awarded a certificate of merit, a commemorative trophy and a supplementary award of 50 million yen.

The awards ceremony will be held on December 11, 2019 (Wednesday) at the Palace Hotel Tokyo (Chiyoda Ward, Tokyo). The commemorative lectures by the prize recipients will be held at The University of Tokyo on December 12, at the Kyoto University on December 14.

 

 Qualificação de Peritos Competentes em Avaliação de Impacte Ambiental | 8 de Maio de 2019 - 18H00 | Auditório do Museu Arqueológico do Carmo 

Sessão de Apresentação Pública: Presença da Prof.ª Doutora Teresa Pinto Correia (Catedrática da Universidade de Évora e membro da direção da APG)

Na sequência da celebração dos protocolos relativos ao sistema de qualificação de peritos competentes em AIA, está-se a registar o domínio e a ultimar o site de Internet dedicado a este sistema e a lançar um folheto de divulgação. A Direção da APAI já assegurou a constituição dos dois órgãos previstos: o Conselho Executivo de Qualificação (CEQ) e o Conselho Disciplinar e de Recurso de Qualificação (CDRQ) – registamos a diversidade das formações dos seus oito elementos: Antropologia, Arquitetura Paisagista, Engenharia do Ambiente, Geografia e Geologia.

Com a colaboração da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), vai-se organizar, no Convento do Carmo, uma sessão pública de apresentação do sistema de qualificação, no próximo dia 8 de maio, às 18:00. Para além de intervenções do Presidente da AAP, José Morais Arnaud, anfitrião, terão lugar breves intervenções dos Presidentes do CEQ, Miguel Coutinho, e do CDRQ, Nuno Formigo. Haverá, ainda, oportunidade para fazer a apresentação dos restantes elementos do CEQ e do CDRQ, bem como dos representantes das V. associações no Conselho Consultivo de Qualificação (CCQ).

Sistema de Qualificação de Peritos Competentes em Avaliação de Impacte Ambiental 

 

 Protocolo sobre a qualificação de peritos competentes em avaliação de impacte ambiental | 6 de Março, 2019 

A APG e a APAI, representadas pelos seus presidentes de direção, José Alberto Rio Fernandes e Júlio de Jesus, celebraram protocolo sobre a qualificação de peritos competentes em avaliação de impacte ambiental. 

Regulamento

 

 Luís Carvalho na Sociedade Civil - RTP de 28 Fevereiro, 2019 | Proteção Civil

Geógrafo e Comandante da Proteção Civil  da Amadora

Ver entrevista aos 08'00’’ aqui

 

 Associação Portugesa de Geógrafos e Ordem dos Arquitetos celebram protocolo de colaboração

A APG e a OA, representadas pelos seus presidentes, José Alberto Rio Fernandes (à direita na imagem) e José António Pedreirinho, celebraram protocolo de cooperação. A cerimónia teve lugar na Ordem dos Arquitetos, dia 25 de fevereiro às 15h00, em Lisboa. A afirmação da Geografia faz-se melhor com abertura e privilegiando a cooperação à competição.

 

 Reunião de revistas ibéricas de geografia

As associações de geógrafos de Espanha e de Portugal realizaram uma reunião conjunta com membros das equipas editoriais das revistas de  Geografia que se publicam na Península Ibérica. Esta reunião, realizada a 15 de fevereiro na sede da AGE em Madrid, contou com a presença  de representantes de vinte e cinco publicações científicas sobre temas geográficos. Foi feito o diagnóstico da situação relativamente à edição de revistas científicas de Geografia e discutidas as linhas de acção comum que serão implementadas nos próximos meses. Os editores das revistas acordaram fazer pelo menos uma reunião anual.

Ver mais Informação

 

 Prémio Nacional da Paisagem 2018: "Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico" (Região Autónoma dos Açores)

(…) O Senhor Ministro do Ambiente e da Transição Energética, conforme o despacho n.º 601/ 2019, atribuiu sob proposta do  Júri, o Prémio Nacional da Paisagem 2018 à candidatura “Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico” (Região Autónoma dos Açores).

A classificação em primeiro lugar desta candidatura traduz o consenso do júri, justificada pela qualidade da sua apresentação e pela relevância do seu conteúdo, que responde diretamente aos objetivos do Prémio, bem como à filosofia subjacente aos critérios de seleção e avaliação constantes do seu Regulamento. É um exemplo claro de uma correta implementação da Convenção Europeia da Paisagem, da Política Nacional de Arquitetura e da Paisagem e da Política de Ordenamento do Território. (…)

Ver mais informação [DGT]

 

 Prémio APG - Associação Portuguesa de Geógrafos | Mestrado, Edição Universidade Nova de Lisboa

Trabalhos vencedores:

1 - O trabalho intitulado «Modelação 3D de dados UAV em áreas de reabilitação urbana – centro histórico de Loulé», da autoria de Ana Teresa de Sousa Matos Lima, Mestre em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica.

2 - O trabalho intitulado «A dotação do espaço público num contexto de urbanismo sustentável: o caso da Amadora», da autoria de Miguel Maia Gil Martins, Mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território.

Ver a Ata e anexo de apuramento dos premiados

 

 Abertura das candidaturas ao Prémio APG | Mestrado, edição da Universidade do Porto

Serão brevemente abertas as candidaturas ao Prémio APG – Mestrado – na Universidade do Porto

Mais informação em breve

 

 A Associação Portuguesa de Geógrafos solicita reunião ao Ministro da Educação, a propósito da disciplina de Geografia no actual quadro político legislativo.

Ver carta

 

 Miguel Bastos Araújo, Geógrafo, recebe o Prémio Pessoa de 2018

A APG manifesta a sua alegria com a atribuição do Prémio Pessoa de 2018 ao nosso colega Miguel Bastos Araújo. Muitos parabéns Miguel Bastos Araújo. Obrigado pelo contributo ao reconhecimento da Geografia. Parabéns ao júri do Prémio Pessoa por identificar a importância do desempenho de um geógrafo. Viva a Geografia!

O Presidente, José Alberto Rio Fernandes

Francisco Pinto Balsemão, Presidente do Júri do Prémio Pessoa de 2018, anunciou na manhã de sexta-feira, a 14 de Dez de 2018, a atribuição do Prémio Pessoa ao Geógrafo Miguel Bastos de Araújo, que receberá os 60 mil euros, patrocionados por esta iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos.               

Reveja a Entrevista de Miguel Bastos Araújo à APG

 Notícia: no Observador.pt & [pdf]
                  no Jornal Noticias.pt & [pdf]
                  no Jornal Público.pt & [pdf]
                  em Notícias ao Minuto.com [cultura ao minuto] & [pdf]

 

 N-Cooltura | debate sobre "Europa: (sempre) na encruzilhada" | 12 Janeiro 2019 | Salão Nobre da Junta de Fregusia de Barroselas e Carvoeiro

O evento, conta com a APG na organização e terá lugar a 12 de janeiro de 2019 no Salão Nobre da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro; a mesa redonda será moderada por José Alberto Rio Fernandes, Professor Catedrático na Universidade do Porto e Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, e contará com a participação de José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e de dois eurodeputados, Francisco Assis e José Manuel Fernandes.

Europa: (sempre) na encruzilhada tema para o debate em Barroselas

A Europa é central na vida dos europeus e do mundo. Numa permanente encruzilhada, a Europa é um tema que merece e exige uma reflexão contínua que englobe vários atores e diferentes escalas e perspetivas. Em ano de eleições europeias, o N-Cooltura dá o pontapé de saída para a discussão sobre a Europa através de um debate que cruza as instâncias europeias com o poder autárquico e o cidadão comum.

A segurança, a coesão e o bem-estar internos, bem como o papel da Europa num mundo multipolar, impõem ao Projeto Europeu a definição do seu próprio destino. Isso é ainda mais necessário, quando a reflexão e ação são essenciais face às dificuldades como as que estão associadas às migrações, ao federalismo e soberania, às várias “Europas”, ou à democracia, perante o nacionalismo e o populismo. Estaremos todos de acordo, por certo, que a melhor solução não é o alheamento à nossa condição de cidadãos europeus, dado que a mesma nos confere direitos e deveres na construção de um projeto comum e em permanente atualização.

Ver Programa oficial [frente / pessoas]

Programa oficial [verso]

***

NOTÍCIAS 2018

 XVI Colóquio Ibérico de Geografia: "Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia" | 5 a 7 de Novembro | IGOT | Lisboa

(...) A Associação Portuguesa de Geógrafos, a Associação de Geografia de Espanha e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa convidam a juntar-se a nós em Lisboa, de 5 a 7 de Novembro deste ano.

Realiza-se aí e então, o XV Colóquio Ibérico de Geografia, aberto também a colegas de outros países que falam português ou espanhol, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

O tema escolhido para enquadrar todas as apresentações e intervenção dos conferencistas convidados é "Península Ibérica: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia", com 15 temáticas distribuídas pelas sessões paralelas. Haverá também mesas redondas sobre os temas mais atuais e uma saída de campo, estando prevista a publicação dos textos escolhidos.

Será um tempo de aprendizagem e de consolidação ou debate a propósito de investigação em curso, projetos futuros, ou reflexões mais teóricas. Além disso, para lá da dimensão científica (central, por certo), pretende-se que este encontro seja também um tempo de festa da Geografia, de encontro e de troca de informação e conhecimentos. (...)

 

Encontra-se oficialmente disponível, o website do XVI Colóquio Ibérico. 

Está on-line o Programa Provisório do Colóquio. 

 

Pagamento da inscrição:

Associado APG/AGE (250 euros):

 

 

Estudante 1º e 2º ciclo (75 euros):

Estudante Doutoramento (100 euros):

 

 

Público Geral (300 euros):

 

 

 

 

 

 

 XVI Colóquio Ibérico será no IGOT | Lisboa | co-organização com a APG e AGE

Entre os dias 7 e 9 de Novembro decorreu em Murcia o XV Colóquio Ibérico de Geografia. Na sessão de encerramento a Prof. Eduarda Costa, da Direcção da APG, apresentou o local do próximo evento, convidando todos a participarem. O XVI Colóquio Ibérico será no IGOT, em Lisboa, numa co-organização com a APG e AGE.

 

 

  Comunicado do Conseho de Ministros de 25 de Janeiro de 2018

(…) 1. Foram aprovadas duas resoluções que, em concretização das decisões tomadas no Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017, autorizam a realização de despesa para a execução de medidas relevantes de apoio às populações atingidas pelos incêndios que assolaram o território nacional no ano passado e de preparação para a campanha de prevenção e combate aos incêndios durante o ano de 2018.

No quadro do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro é autorizada a proceder ao lançamento de um conjunto de empreitadas de obras públicas, a realizar durante o ano de 2018. Serão, assim, reconstruídas as habitações destruídas pelos incêndios em Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Santa Comba Dão, Vouzela, Tondela, Tábua, Mortágua e Penacova.

Aprovado em Conselho de Ministros a 2 de novembro de 2017, este Programa assegura a concessão de apoio à reconstrução, construção ou aquisição de habitações permanentes atingidas pelos incêndios de grandes dimensões que ocorreram no dia 15 de outubro de 2017. (…)

Ver mais informação – Portal do Governo

 

  Decreto Regulamentar n.º 9-A/2017 | Sistema de Informação Cadastral simplificada

Data de Publicação:2017-11-03

Tipo de Diploma:Decreto Regulamentar

Número:9-A/2017

Emissor:Administração Interna

Páginas:5876-(10) a 5876-(18)

ELI: http://data.dre.pt/eli/decregul/9-a/2017/11/03/p/dre/pt/html

SUMÁRIO:

Regulamenta a Lei n.º 78/2017, de 17 de agosto, que estabelece um sistema de informação cadastral simplificada, adotando medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos

Ver mais informação

 

  Nova Carta da Ocupação do solo já está disponível e em acesso aberto

A Direcção-Geral do Território (DGT) apresentou, em evento público, no dia 5 de Julho do ano corrente, a Carta de Ocupação do Solo 2015 (COS 2015). Trata-se de informação geográfica de natureza temática, sob a forma de inventário, produzida pela DGT, da maior importância para estudos de caracterização e de observação do território, bem como da dinâmica dos sistemas naturais, seminaturais e dos espaços artificializados.

A informação vectorial está estruturada em 48 classes, em coerência semântica com as séries de 1995, 2007 e 2010, tendo sido obtida por análise visual de imagens aéreas ortorretificadas de grande resolução espacial, suportada em dois critérios estruturantes: uma distância mínima entre linhas de 20 metros e uma unidade mínima cartográfica de 1 ha. Os dados são disponibilizados em acesso aberto (aqui), sem custos, facto que a Associação Portuguesa de Geógrafos assinala com grande regozijo na medida em que tal decisão política tem implicações positivas na investigação, na administração pública e nas empresas.

Na apresentação pública também foram apresentados estudos académicos, disponíveis aqui, que revelam o alcance de tal informação geográfica na monitorização de sistemas, no reporte de emissões e sumidouros de gases de efeito de estufa, no apoio à operacionalização do conceito de serviços de ecossistemas nas políticas públicas, no reconhecimento de faixas de transição difusa urbano-rural. Neste mesmo contexto, foram apresentados alguns produtos enquadrados nos serviços Copernicus, como por exemplo as séries multitemporais de grau de impermeabilidade, do grau de coberto florestal e tipo de floresta, e sobre as pastagens, zonas húmidas e corpos de água.

 

APG prepara as Olimpíadas de Geografia em 2018.

 

A APG fez chegar o orçamento pedido pelo Ministério de Educação que permitirá lançar as Olimpíadas de Geografia.

A iniciativa será feita em parceria com a Associação dos Professores de Geografia.

Mais notícias em breve

 

Olimpíadas de Geografia em 2018

 

 A APG, aguarda confirmação de apoio do governo para início do processo que em parceria com a associação professores de geografia seleccionará 2 estudantes e 1 professor que nos representarão em Quebec, no Canadá.

 

 

 Protocolo entre a Direcção Geral do Território e a APG: Reconhecimento da Experiência Profissional no Domínio do Cadastro Predial

Ver o Protocolo dgTerritório e APG

 

 Oficina de Geogafia em Cadastro Rural | Universidade de Coimbra

Oficina de Geografia em Cadastro Rural coordenada por Luciano Lourenço e que teve lugar na Universidade de Coimbra (50 horas de formação, incluindo manuseio de GPS).

 

 José Alberto Rio Fernandes no Jornal 2 - RTP de 27 Fevereiro, 2018 | sobre a descentralização

                     Ver entrevista aos 34’40’’ aqui

 

 

 Entrevista do Professor Jorge Malheiros ao Jornal Público: 22 de Janeiro de 2018

Em breve, jovens não chegarão para satisfazer necessidades do mercado de trabalho

Jorge Malheiros, especialista em geografia da população, acredita que vai ser possível inverter a tendência de declínio populacional dentro de alguns anos. Por ALEXANDRA CAMPOS

(…) Parece um paradoxo: a taxa de desemprego é hoje elevada entre os jovens. Mas, se a economia portuguesa retomar os valores médios de crescimento económico das últimas décadas, em breve o país não terá gente suficiente para as suas necessidades de mão-de-obra. Quem o diz é Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. (…)

Ver Entrevista

 

 

 Encontro - DESCENTRALIZAÇÃO: ENTRE O BOM SENSO E O CONSENSO | 10 DE MARÇO DE 2018 | 9H30 | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | UTAD

APG promove na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro encontro sobre a descentralização e reforma do Estado, dia 10 de Março, com a presença do Primeiro Ministro de Portugal. Inscrições abrem em breve. Esteja atento no site da APG e na página de facebook.

ORGANIZAÇÃO

Associação Portuguesa de Geógrafos

Associação de Estudos de Direito Regional e Local

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

LOCAL

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)

DATA

10 Março 2018

Ver CARTAZ

As inscrições estão abertas aqui.

 

 Encontro de Primavera ZOE - Organização do Livro: "Isabel André, uma geógrafa inquieta" | 18 de maio de 2018 | IGOT | Lisboa

A comissão de organização do Encontro de Primavera ZOE, promove a realização deste encontro para o dia 18 de maio de 2017, na sala de conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT).

A comissão, encontra-se também a organizar um livro – Isabel André, uma geógrafa inquieta: textos escolhidos – que pretende não apenas homenagear a prof. Isabel André, mas também constituir-se enquanto referência, de natureza antológica, para todos aqueles que procuram conhecer melhor o seu trabalho e os contributos que fez para o desenvolvimento de diferentes áreas da geografia humana. A coordenação deste trabalho está a cargo de André Carmo e Ana Estevens, ambos investigadores do CEG-UL e colaboradores próximos de Isabel André.

 

  IX Congreso Internacional de Geografía de América Latina: Últimas décadas: procesos y retos | 12 a 15 de septiembre de 2018 | Toledo (España)

El IX Congreso Internacional de Geografía de América Latina organizado por la Asociación de Geógrafos Españoles de América Latina (AGE-AL) tendrá lugar en Toledo (España) del 12 al 15 de septiembre de 2018 bajo el título “Últimas décadas: procesos y retos”

Primera Circular Segunda Circular

Ver sitio del Congreso

 

 Call for Urban Planning special issue guest editor

The editorial team at Urban Planning are planning to have one of their 2018 issues dedicated to housing. Who are potentially interested in editing a thematic issue of this journal are invited to contact the editorial team (up@cogitatiopress.com). Urban Planning is an open access peer-reviewed journal indexed in the Web of Science (Emerging Sources Citation Index).

 

 New data resource on racial-ethnic diversity in the US

A newly expanded data portal for learning about community racial and ethnic diversity is now operational at the 'Diversity and Disparities' website of Brown's Spatial Structures in the Social Sciences (S4) Initiative. Census information compiled at the portal describes the racial-ethnic diversity of US states, metropolitan and 'micropolitan' areas, counties, and places (e.g., cities, suburbs, small towns) for the 1980-2010 period.

Further information

 

 The European Asylum System: Moving Towards a Unified; Fair and Effective Framework | 1st February 2018 | 10:00am - 4:30pm | Brussels (Belgium)

The number of persons seeking asylum from non-EU countries in the EU has surged exponentially over the course of the last four years. In 2015-2016 the EU received 2.5 million first-time asylum applications. In 2015, 75% of all asylum applications were registered in only five member states (European Commission, 2016). Responding to the increased pressure placed in certain EU countries, in September 2015 Member States committed to relocating up to 160,000 refugees, later revised to 98,000, from Greece and Italy within two years. However, by September 2017 when the relocation scheme eligibility period came to a close, EU countries had fulfilled less than a third of their asylum relocation targets (Amnesty International, 2017).

                               Further information [Registration and programme]

 

 Finisterra - Lição Anual da Finisterra pela Professora Janice Monk | NOVA DATA: 21 de fevereiro de 2018 | 17h | Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) | Lisboa 

Informa-se que a Lição Anual da Finisterra pela Professora Janice Monk terá lugar no dia 21 de fevereiro de 2018, pelas 17h, na Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).

 

 Place-based policies - III conference on Public policies, territorial planning and spacial development | 1st and 2nd of march 2018 | V.N. Gaia | Portugal | Submissions are open | Organização APG

 

The conference on public policies, territorial planning and spatial development, organised by CEGOT (Centre of Studies in Geography and Spatial Planning – research group on P3DT), with the City of Vila Nova de Gaia (CMVNG), will take place on 1st and 2nd of march 2018 at  V. N. Gaia - Portugal

                                 Further information | Poster

 

 Small Cities Conference Vulnerable Communities: Reasearch, Policy, & Practice | 1-12 May 2018, Ball State University | Muncie | Indiana (USA)

Conference Theme

Social and political unease surrounding wide differences in regional economic performance has troubled Americans for more than a generation. Job losses due to international trade and automation, coupled with rapid urbanization, have had especially dramatic effects on small cities, towns, and rural communities. While geographic variation in economic growth is not new, it appears more pronounced today than in the recent past.

Proposals for papers and/or panels that examine the economic and social challenges facing vulnerable communities from a variety of perspectives. In particular economic and policy dimensions of these problems, social and cultural factors that help create resilient communities, planning challenges facing these places, capacity of local and state government to address the consequences of recent economic shocks. Proposals and inquiries to Dagney Faulk, PhD, dgfaulk@bsu.edu

Proposal deadline = November 1, 2017

Paper deadline = March 30, 2018

Further information

 

 Especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência - Sessões de divulgação | Maio

A DGT em colaboração com a Associação Nacional de Municípios (ANMP) está a organizar um conjunto de sessões públicas de divulgação das especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência. Estas sessões irão decorrer no início de maio em vários locais do País e pretendem divulgar a todos os interessados a nova proposta das especificações técnicas da cartografia.

Divulga-se a circular 43/2018 da ANMP que foi enviada a todos os municípios e entidades intermunicipais com informação mais detalhada sobre estes eventos regionais, também disponível em http://www.anmp.pt.

Recordamos que as especificações técnicas da cartografia e informação geográfica de referência que venham a adotar-se no final deste processo irão substituir as que estão atualmente em vigor, nomeadamente as normas técnicas de produção e reprodução da cartografia e ortofotocartografia à escala 1:10 000 e 1:2 000 disponíveis aqui  

A DGT apela a todos a participação construtiva e a formulação de contributos até ao dia 18 de maio. Para este efeito deverá ser usado o formulário disponibilizado aqui 

Para informação referente às inscrições deverá contactar a ANMP:

Telefone: 239 40 44 34  ou E-mail: anmp@anmp.pt http://www.anmp.pt

 Alteração do PNPOT em discussão pública | 30 de abril a 18 de junho

Até 18 de junho de 2018, encontra-se aberto o período de discussão pública da proposta de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT). Focando-se em particular na elaboração de um novo Programa de Ação a 10 anos e de um novo regime de gestão, acompanhamento e monitorização, o PNPOT constitui uma orientação para as políticas sectoriais e para os planos e programas de âmbito nacional, regional e local, em articulação com os programas de investimentos estruturais mais relevantes.

A alteração do PNPOT estrutura-se em três documentos: Diagnóstico, Estratégia e Modelo Territorial e Agenda para o Território (Programa de Ação), incidindo a discussão pública sobre a Estratégia e Modelo Territorial e a Agenda para o Território. Está também disponível para consulta de todos os interessados o Diagnóstico Territorial, que constitui uma atualização do PNPOT de 2007, focado nas dinâmicas da última década, com incorporação de informação mais recente e de renovadas análises territoriais.

Todos os documentos podem ser consultados no Portal PARTICIPA e no Portal TERRITÓRIO PORTUGAL e ainda nas instalações da Direção-Geral do Território, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, do Algarve, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, na Direção Regional de Ambiente dos Açores e na Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente da Madeira.

 

 2nd Annual PhD Conferece on Real Estate and Housing | May 17-18, 2018 | Columbus, Ohio (USA)

The annual PhD Conference on Real Estate and Housing brings together doctoral students from various disciplines to foster a multidisciplinary understanding of real estate and housing related research. The conference is a result of partnership between the Ohio State Center for Real Estate, the John Glenn College of Public Affairs, the Knowlton School of Architecture and Fisher College of Business

 

 Política de Privacidade APG

A 25 de maio, o Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor. O objetivo deste regulamento é melhorar a privacidade e facultar maior controlo aos cidadãos sobre as suas informações pessoais e sobre a forma como estas são utilizadas. A APG valoriza e respeita a sua privacidade, garantindo que o seu endereço não será transacionado ou utilizado para outros fins que não sejam o envio de notícias APG (newsletters), notificações e convites para eventos promovidos pela APG.

Se desejar que as suas informações sejam removidas da nossa lista, pode a qualquer momento cancelar a sua inscrição entrando em contacto com a APG para geral@apgeo.pt mencionando o facto em assunto.

 

 Alteração do PNPOT - Estratégia e Agenda para o Território - Diagnóstico e Relatório da Discussão Pública

As versões finais, após retificações introduzidas pelo Ministério, enviadas à Assembleia da República da proposta de alteração do PNPOT - Estratégia e Agenda para o Território, bem como o Diagnóstico e o Relatório da Discussão Pública podem ser consultados no Portal "TERRITÓRIO PORTUGAL".

 

 OLIMPÍADAS DA GEOGRAFIA | inscrições até ao dia 30 de novembro de 2018

Em conjunto com a Associação dos Professores de Geografia, a Associação Portuguesa de Geógrafos lança as OLIMPÍADAS DA GEOGRAFIA. As Olímpiadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO) com o patrocínio do Ministério da Educação. Pretendem contribui para o reconhecimento social da Geografia e promover o seu estudo. Esta iniciativa visa distinguir os melhores alunos de Geografia no ensino secundário e servirá também para apurar os três representantes nacionais nas Olimpíadas Ibéricas de Geografia.

O encontro tem por objectivos Objetivos:

1) Aumentar o interesse dos alunos portugueses pelo estudo e pesquisa em Geografia;
2) Promover o reconhecimento social da Geografia em Portugal;
3) Promover o “trabalho de campo” no ensino da Geografia;
4) Desenvolver o espírito de rigor e excelência nos alunos;
5) Encontrar os representantes portugueses para a Olimpíada Internacional de Geografia.

A inscrição é realizada até ao dia 30 de novembro de 2018.

Veja toda a Informação aqui 

Consulte o Regulamento aqui

Aceda ao formulário de inscrição aqui.

 

 the ENHR Conferece: More together, more apart: Migration, densification, segregation | Wednesday 26 June | Uppsala University | Sweden 

ENHR aims to organise a major conference every year. Each time the conference takes place in a different country and is organised by a Local Organising Committee (LOC).

The next ENHR conference will be held in Upsla, Sweden More together, more apart: Migration, densification, segregation in 26-29 June 2018 (including the New Housing Researchers Colloquium on the 26th)

Further information

 

 Executive Housing Finance Course Housing Finance in a Changing Global Environment | 18-30 June | Phhiladelphia (USA)

The International Housing Finance Program (IHFP) is part of the Real Estate Center of the Wharton School of Business, University of Pennsylvania, Philadelphia, USA. IHFP was established in 1985 to foster excellence in housing finance educationtechnical advisory services and research, with a specific focus on developing and emerging market economies.

Applications deadline = 4 May

Further information

Application-Form

 

 Summerschool Sustainable Housing from a Europeam perspective | Faculty of architecture and the Built Environment, Delft University of Technology | 2-13 July, Delft (The Netherlands)

Housing is of key importance for societies. It drives the economy and is a key issue for sustainable urban and regional development in growing as well as declining areas. This course focuses on sustainable housing development and deals with environmental as well as economic and social sustainability. How do housing markets work and how do governments intervene? How can the affordability, quality and energy efficiency of the housing stock be improved? The course will give insight in the European perspective on the development of a sustainable housing stock by presenting European and national goals, policies, regulations, assessment tools, process innovations and management approaches. It will shed light on the emerging economies and institutions in the similar context.

Application deadline = 28 February

Further information

Contact Dr. Queena Qian (k.qian@tudelft.nl)

 

 Encontro: INTERIOR / BAIXA DENSIDADE / NORTE DE PORTUGAL - Despovoamento & Desenvolvimento | 6 de outubro | Biblioteca Municiapal de Mondim de Basto

No dia 6 de Outubro terá lugar na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto o encontro organizado pela CMMB, APG; UTAD e Jornal de Notícias: INTERIOR / BAIXA DENSIDADE / NORTE DE PORTUGAL - Despovoamento & Desenvolvimento. O encontro conta com a pesensa do Presidente da APG, Prof. José Alberto Rio Fernandes; Humberto Cerqueira - Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e António Fontaínhas Fernandes – Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ver Programa

 

 Comissão Independente para a Descentralização

João Cravinho preside à Comissão Independente para a Descentralização, de que farão parte o Prof. João Ferrão e o Prof. Fontainhas Fernandes.

Ver Notícia em tsf.pt/Lusa e jn.pt

 

 Despovoamento & Desenvolvimento, Mondim de Basto, 6 de outubro de 2018

Decorreu em Mondim de Basto, no Auditório Municipal de Mondim de Basto, no dia 6 de outubro de 2018, o Seminário “Despovoamento & Desenvolvimento”. Em sessão muito animada, que evitou as “ideias feitas”, debateram-se temas de grande importância para o futuro do país, procurando identificar boas práticas e soluções para promover o desenvolvimento, face a um contexto como despovoamento, envelhecimento e desruralização. Centrando o discurso no desenvolvimento – visto como aumento da riqueza e bem-estar – e não no crescimento (populacional), apontou-se a cooperação e a partilha de recursos entre os municípios menos povoados como elemento central. Os participantes aplaudiram esta iniciativa conjunta da APG, Município de Mondim de Basto, UTAD e JN pela oportunidade de reflexão conjunta sobre temáticas tão relevantes.

 

 Estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional da Paisagem 2018 | Até dia 30 de novembro de 2018

No quadro da Convenção Europeia da Paisagem e da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, o Ministério do Ambiente promove através da Direção Geral do Território (DGT) a atribuição do Prémio Nacional da Paisagem 2018, que pretende realçar abordagens territoriais promotoras da qualidade da paisagem rural, urbana e periurbana. Importa aumentar a consciência cívica sobre o valor cultural das paisagens e sobre o papel que os diversos atores, públicos e privados, desempenham na sua transformação.

Ver Mais Informação

 

 Lançamento do "Relatório do Desenvolvimento & Coesão" | 5 de dezembro de 2018 | 14h30 - 17h30 | Hotel VIP Executive Entrecampos | Lisboa 

*CONVITE*

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP tem a honra de convidar V. Exª. para o evento de lançamento do “Relatório do Desenvolvimento & Coesão”, a realizar-se dia 5 de dezembro de 2018, entre as 14h30 e as 17h30, no Hotel VIP Executive Entrecampos – Lisboa. O evento, com a presença de peritos nacionais e internacionais, tem por objetivo estimular a reflexão e debate sobre os resultados alcançados por Portugal nas últimas décadas no domínio do Desenvolvimento Regional, bem como sobre os desafios que se colocam num contexto de relevantes mutações económicas e sociais e dos processos de programação de políticas públicas.

Consulte o programa do evento e efetue a sua *inscrição*.

Para mais informações: eventos@adcoesao.pt | + 351 218 814 000

Devido à limitação de lugares, a inscrição fica condicionada a confirmação

 

 Oportunidade de financiamento - Programa IACOBUS - publicações científicas | Candidaturas até ao dia 7-12-2018

(…) O Programa IACOBUS é um programa de cooperação cultural, científica e pedagógica que surge com o objetivo de dar mais um passo na configuração de um autêntico espaço de integração inter-regional entre as Universidades e outras instituições de Ensino Superior da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal. O IACOBUS é uma ação promovida pela Comunidade de Trabalho Galicia-Norte de Portugal, baseada nas prioridades definidas no PIC - Plano de Investimentos Conjuntos da Eurorregião e nas estratégias estabelecidas pela RIS3-T, contando com o apoio da União Europeia, tendo sido solicitado financiamento ao Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. (…)

Poderão consultar o regulamento aqui

 

 Colóquio Ibérico 2020 | 6, 7 e 8 de Julho 2020 | Salamanca, Espanha | Suspenso

O colóquio está suspenso, conforme site oficial (https://coloquioiberico2020.usal.es/es/), devido situação COVID-19. Fique atento a novas informações.

O próximo colóquio Ibérico será realizado na cidade espanhola de Salamanca nos dias 6, 7 e 8 de Julho de 2020. Há um espaço para o envio dos resumos, com 300 palavras máximo. O Colóquio Ibérico espera por si. A pensar nisso a AGE e a APG, em articulação com a organização local, decidimos prorrogar para 10 de dezembro a data limite para envio de resumos.

1ª Circular do Colóquio Ibérico (contou com a participação dos responsáveis pelos eixos temáticos e dos membros da Comissão Organizadora).

 

Consulte o site

 

 XII Congresso da Geografia Portuguesa: "Geografias de Transição para a Sustentabilidade" | 13, 14 e 15 de Novembro de 2019 | Universidade do Minho

O XII Congresso da Geografia Portuguesa "Geografia das Transições para a Sustentabilidade" ocorrerá em novembro de 2019 na Universidade do Minho, com os eixos temáticos descritos abaixo. Está acreditado como curso de formação, na modalidade de colóquios e congressos. Tem o registo CCFFC/ACC 104272/19 e destina-se a professores do grupo 420. Nº de horas acreditadas: 14h. Válido até 08/07/2022. Mais informação disponível em breve. 

Eixos Temáticos:

1 - Planeamento, Gestão e Desenvolvimento Territorial – Flávio Nunes e Teresa Sá Marques
2 - Ambiente Urbano – Manuela Laranjeira e Helena Madureira
3 - Geografias do Sul Global – João Sarmento e Lúcio Cunha
4 - Riscos Naturais e Proteção Civil - António Bento Gonçalves e José Luís Zêzere
5 – Gestão da Água e Paisagem - Francisco Costa e António Campar de Almeida
6 - Turismo e Sustentabilidade Territorial – Paula Remoaldo e Norberto Santos
7 - Dinâmicas Sociodemográficas e Políticas Territoriais – Maria José Caldeira e Dulce Pimentel
8 - Análise Espacial e Modelação em SIG - António Vieira e José António Tenedório
9 - Mobilidade e Transportes – Vítor Ribeiro e Nuno Marques da Costa
10 – Geografia Cultural, Arte e Tecnologias – Ana Francisca Azevedo e Eduardo Brites-Henriques
11 - Sustentabilidade e Alterações Climáticas - Virgínia Teles e Ana Monteiro
12- Ensino, Cartografia e Pensamento Geográfico – Luís Moreira e João Garcia

Está disponivel o Site do Congresso da Geografia Portuguesa.

                             Ver mais informação.       

                                                                                                                    

 Aula Aberta (Cerimónia de Jubilação) da Professora Doutora Fernanda Delgado Cravidão | 18 de dezembro de 2018 | 14.30 horas | Anfiteatro II | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

O Diretor da Faculdade de Letras, o Diretor do Departamento de Geografia e Turismo, a Coordenação do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território  têm a honra de convidar V.ª Ex.ª para a Aula Aberta (Cerimónia de Jubilação) da Professora Doutora Fernanda Delgado Cravidão, no dia 18 de dezembro de 2018, 14.30  horas, no Anfiteatro II da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Ver Convite

 

 

 Olimpíadas da Geografia

A APG e APROFGEO registam 87 escolas e 675 estudantes inscritos nas Olimpíadas da  Geografia. As Olímpiadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de  Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO)  com o patrocínio do Ministério da Educação. "Haverá mais notícias aos aderentes muito em  breve".

 

 

***

 NOTÍCIAS 2017

 

 XI Congresso da Geografia Portuguesa: "As dimensões e a responsabilidade social da Geografia" | 9 a 11 de Novembro 2017 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Porto

Inscrições a custo reduzido até 15 de Outubro - Ver Programa Preliminar

Com  organização da APG e do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o XI Congresso da Geografia Portuguesa: "As dimensões e a responsabilidade social da Geografia", terá lugar na FLUP entre  9 a 11 de Novembro 2017.

(...) O XI Congresso da Geografia Portuguesa não será apenas mais um encontro de Geografia. Para isso, a Associação Portuguesa de Geógrafos e o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pretendem que seja visto como oportunidade para apresentar trabalhos, conhecer e encontrar colegas, fazer amigos e aprender em conjunto, num âmbito verdadeiramente nacional.

Docentes de todos os níveis de ensino, investigadores e outros geógrafos, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, vindos de todo o Portugal e outros países de língua portuguesa, todos são esperados. E garantidamente bem-vindos. Trabalharemos para que aproveitem e fiquem a ganhar com os dias que passemos juntos. (...)

No Congresso, ocorrerá:

- Apresentação do livro Geografia e Geógrafos cujo primeiro número é dedicado a Raquel Soeiro de Brito
- Entrega do prémio Orlando Ribeiro para teses em Geografia aprovadas em 2015 e 2016
- Entrega do prémio APG por desempenho docente.

Ver: Site do Congresso 

Call for papers até 30 de Julho aqui (Nova data submissão - 2.ª prorrogação)

Inscrições a custo reduzido de 30 Setembro prorrogada até 20 de Outubro

Programa Preliminar

 Publicação dos artigos enviados ao XI Congresso da Geografia Portuguesa: A Responsabilidade Social da Geografia"

Está pronta a publicação dos artigos enviados ao XI Congresso da Geografia Portuguesa: "A Responsabilidade Social da Geografia" que decorreu no Porto, em Outubro deste ano. A publicação, em suporte digital, será enviada a todos os inscritos, bem como aos associados com as quotas em dia. Estes receberão também, no princípio do ano o nº 1 da coleção "Geografia e Geógrafos".

 

 XVI Colóquio Ibérico será no IGOT | Lisboa | co-organização com a APG e AGE

Entre os dias 7 e 9 de Novembro decorreu em Murcia o XV Colóquio Ibérico de Geografia. Na sessão de encerramento a Prof. Eduarda Costa, da Direcção da APG, apresentou o local do próximo evento, convidando todos a participarem. O XVI Colóquio Ibérico será no IGOT, em Lisboa, numa co-organização com a APG e AGE.

 

 Artigo de opinião do Presidente da APG ao Jornal Diário de Notícias, secção Opinião [11 Outubro 2016]: A Geografia e o futuro desejado

O Presidente da APG, José Alberto Rio Fernandes, promove e reflecte sobre do encontro a realizar no Porto: A Geografia e o futuro desejado em artigo de opinião no Diário de Notícias.

(...) A compreensão espacial dos processos de transformação constitui uma base essencial da formação de cada um de nós, considerando a nossa relação com o ambiente e a interação social entre todos, fundada num dado âmbito territorial. Este papel da Geografia no ensino está intimamente ligado a um outro, de investigação para um melhor ensino, o que leva os geógrafos a especializações cada vez mais diversificadas e aprofundadas, ao mesmo tempo que o conhecimento teórico se completa com o empírico e nas aprendizagens se valorizam tanto o conhecimento codificado como o tácito. (...)

Aceda ao artigo na integra

[pdf]

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos | Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro 2011-2014 e 2015-2016

Está aberto o concurso para atribuição do Prémio Orlando Ribeiro a teses de doutoramento defendidas e aprovadas nos períodos 2011-2014 e 2015-2016.

O prémio destina-se a galardoar autores de trabalhos científicos de excelência em Geografia. As teses (2015-2016) deverão ser entregues em formato digital até ao dia 28 de fevereiro 2017 para geral@apgeo.pt. As teses defendidas de 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014 devem ser enviadas para geral@apgeo.pt  até 30 de outubro de 2016.

 

 Oficina da Geografia: "Cinema e aprendizagem Geográfica" | 21 Outubro (14h30 - 17h30) | 4 Novembro (14h30 - 17h30) | 9 Dezembro (14h30 - 17h30) | 20 Janeiro (14h30 - 17h30) | 11 Fevereiro (14h30 - 17h30) | Auditório Orlando Ribeiro - IGOT | Cidade Universitária | Lisboa

A APG, organiza com o IGOT a Oficina da Geografia: "Cinema e aprendizagem Geográfica" a ter lugar em Lisboa, no Auditório Orlando Ribeiro em:

   21 Outubro (17h30 – 20h00)

   4 Novembro (17h30 – 20h00)

   9 Dezembro (17h30 – 20h00)

   20 Janeiro (17h30 – 20h00)

   11 Fevereiro (14h30 – 17h30)

 

Condições de inscrição:

Custo pela totalidade das sessões - €50,00

Alunos, docentes e colaboradores do IGOT - €40,00

Associados da APG com quotas em dia - €30,00

Estudantes de licenciaturas em Geografia - €20,00

Ver Cartaz/Programa

Formulário de Inscrição

 

  Assembleia Geral da APG | 18/01/2017 | 16h30 | Auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

No dia 18 de Janeiro de 2017, realizar-se-á no ICS a Assembleia Geral da APG. A APG organiza para este dia, uma visita guiada ao Bairro da Mouraria, entre as 10h30 e 12h30, com concentração às 10h15 na Praça da Figueira (confirmação de presença obrigatória até dia 16 de janeiro, para geral@apgeo.pt). Igualmente terá lugar um importante debate sobre PNPOT (no Auditório do ICS) com: Célia Ramos, Teresa Sá Marques, Fernanda do Carmo, José Manuel Simões, das 14h30 às 16h30.

 

  Visita guiada ao Bairro da Mouraria | 18/01/2017 | 10h30 e 12h30 | Lisboa

A APG organiza para o dia 18/01/2017, uma visita guiada ao Bairro da Mouraria, entre as 10h30 e 12h30, com concentração às 10h15 na Praça da Figueira - (junto ao cruzamento com a Rua do Amparo - (confirmação de presença obrigatória até dia 16 de janeiro, para geral@apgeo.pt).

 

  Debate PNPOT | 18/01/2017 | 10h30 e 12h30 | Lisboa | Auditório ICS | Lisboa

No dia da Assembleia Geral da APG, terá lugar um importante debate sobre PNPOT (no Auditório do ICS) com: Célia Ramos, Teresa Sá Marques, Fernanda do Carmo e José Manuel Simões, das 14h30 às 16h30.

 

  Atribuição do PRÉMIO ORLANDO RIBEIRO 2011-2014

A Associação Portuguesa de Geógrafos, considerando os candidatos e as teses de doutoramento aprovadas na Universidade Portuguesa nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, considera merecedora do prémio no valor de 500 euros, a tese de Doutoramento em Geografia apresentada por Albano Augusto Figueiredo Rodrigues em 2013, no atual Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o título ASSESSING IMPACTS FROM FUTURE CLIMATIC SCENARIOS ON THE DISTRIBUTION OF FLORA AND VEGETATION AT MADEIRA ISLAND [resumo].

 

  Comunicado do Conseho de Ministros de 25 de Janeiro de 2018

(…) 1. Foram aprovadas duas resoluções que, em concretização das decisões tomadas no Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017, autorizam a realização de despesa para a execução de medidas relevantes de apoio às populações atingidas pelos incêndios que assolaram o território nacional no ano passado e de preparação para a campanha de prevenção e combate aos incêndios durante o ano de 2018.

No quadro do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro é autorizada a proceder ao lançamento de um conjunto de empreitadas de obras públicas, a realizar durante o ano de 2018. Serão, assim, reconstruídas as habitações destruídas pelos incêndios em Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Santa Comba Dão, Vouzela, Tondela, Tábua, Mortágua e Penacova.

Aprovado em Conselho de Ministros a 2 de novembro de 2017, este Programa assegura a concessão de apoio à reconstrução, construção ou aquisição de habitações permanentes atingidas pelos incêndios de grandes dimensões que ocorreram no dia 15 de outubro de 2017. (…)

Ver mais informação – Portal do Governo

 

  Decreto Regulamentar n.º 9-A/2017 | Sistema de Informação Cadastral simplificada

Data de Publicação:2017-11-03

Tipo de Diploma:Decreto Regulamentar

Número:9-A/2017

Emissor:Administração Interna

Páginas:5876-(10) a 5876-(18)

ELIhttp://data.dre.pt/eli/decregul/9-a/2017/11/03/p/dre/pt/html

SUMÁRIO:

Regulamenta a Lei n.º 78/2017, de 17 de agosto, que estabelece um sistema de informação cadastral simplificada, adotando medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos

Ver mais informação

 

 GOT - Revista de Geografia e Ordenamento do Território | n.º 10, já disponível | n.º 11, submissão de artigos até 31 de janeiro

Encontra-se aberto, até ao fim do dia 31 de janeiro de 2017, o convite para a submissão de artigos para o nº 11 da GOT – Revista de Geografia e Ordenamento do Território, indexada no SciELO, DOAJ e no Latindex (e que cumpre todas as 36 exigências desta plataforma de referência nas publicações científicas em português e espanhol), e registada no CrossRef (com DOI atribuído a todos os textos publicados), a ser publicada a 30 de junho de 2017.

Os textos devem ser submetidos na plataforma eletrónica da revista, aceitando-se a redação em português, inglês, francês ou espanhol e a autoria de geógrafos e investigadores filiados em outros domínios científicos que consideram a dimensão espacial e a preocupação com o ordenamento do território. 

A Revista GOT nº 10 (Revista de Geografia e Ordenamento do Território) já se encontra disponível: ver+

 

 Prémios APG em Ensino da GeografiaAmilcar Ribeiro e Ferreira-Deusdado | até 30 Abril 2017

A APG convida os docentes e estudantes do ensino obrigatório a manifestar o seu interesse em apresentar até ao dia 30 de Abril 2017 candidatura aos prémios Amilcar Ribeiro e Ferreira-Deusdado, orientados para, respetivamente: projetos de intervenção social, designadamente o desenvolvimento de boas ideias e iniciativas de melhoria da comunidade local e que possam ser candidatados a orçamento participativo, à escala da escola, freguesia, município, área metropolitana, comunidade intermunicipal ou país; novas metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem geográfica, envolvendo designadamente sistemas de informação geográfica, ou formas particularmente interessantes de mobilizar técnicas já bem conhecidas.

Toda em informação aqui [Regulamento]

"Formulário de inscrição"

 

 Fogos: ajuda internacional a caminho e ordenamento como prioridade | Entrevista com o Professor José Alberto Rio Fernandes e António Bento-Gonçalves

Veja reportagem na íntegra  (Prof. José Alberto Rio Fernandes: 20:30)

(...) Portugal fez um pedido de ajuda internacional e vai ter já amanhã a operar 2 aviões Canadair de Marrocos e um terceiro vindo de Itália. O país está também a aguardar resposta da Rússia que deverá enviar um avião pesado Beriev, um dos maores do mundo especializados a combater incêndios florestais. A Ministra da Administração interna confirma a ajuda internacional que pode também contar com reforços aéreos a partir da vizinha região espanhola da Galiza. Há, neste momento cerca de 200 fogos ativos em Portugal, que mobilizam quase 4800 homens. O fogo já matou quatro pessoas. Uma no continente, três na Madeira.

No Jornal 2, o autarca do Funchal, Paulo Cafôfo, faz a atualização em direto do momento que se vive na capital da Região Autónoma da Madeira e conversa sobre a reconstrução e a obrigatoriedade de reordenamento dos espaços urbanos e florestais nesta cidade mártir. João Fernando Ramos tem ainda tempo para refletir com os especialistas Rio Fernandes, da Universidade do Porto [e Presidente da APG], e Bento Gonçalves, da Universidade do Minho sobre o ordenamento florestal que falta ao país, e a necessidade de se apostar mais na prevenção dos fogos do que no seu combate.

O desafio político sobre esta situação foi esta quarta feira deixado pelo Presidente da república que visitou áreas ardidas quer no continente, quer na Madeira. À prevenção o país reserva para ações todo o ano, vinte milhões de euros. O dispositivo de combate, para atuar nos quatro meses de verão, consome mais de 14 milhões de euros do Orçamento do Estado do ano corrente. (...) 

in: Rui Sá, João Fernando Ramos, Manuela de Sousa - RTP

11 Ago, 2016, 00:11 / atualizado em 11 Ago, 2016, 00:26 | País

 

 Incêndios & Ordenamento do Território: comunicado do presidente da APG

A associação portuguesa de geógrafos (APG), face à gravidade dos incêndios e ao modo como eles se têm repetido anualmente, entende que parece agora claro que a sua resolução terá de estar associada a uma visão - e ação - global de ordenamento do território. importando considerar elementos ligados a povoamento populacional, desenvolvimento rural e gestão florestal, assim como formação e informação dos proprietários florestais e populações, a APG manifesta a sua disponibilidade e vontade, perante o governo português, em colaborar no desenho de soluções de médio-longo prazo que abarquem especialistas diversos.

José Alberto Rio Fernandes - Presidente da APGFACEBOOK AUGUST 10 AT 7:32PM

 

 Oficinas Geografia: Publicação de Mapas na Web - ArcGIS Online | 9h30 | 10 de Fevereiro de 2017 | CCDRN | Porto

A APG promove e organiza as Oficinas de Geografia: Publicação de Mapas na Web - ArcGIS Online, que terão lugar na CCDRN no Porto. A sessão ocorrerá em 10 de Fevereiro de 2017 pelas 9h30.

Ver Cartaz Programa

Formulário de Inscrição

 

 Questionário PNPOT: 24 Problemas do Ordenamento do Território

O Governo, através da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº 44/2016, de 23 de agosto, decidiu proceder à alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT). No quadro deste processo está em curso uma reflexão estratégica, a nível nacional e regional, alargada aos principais atores que intervêm, direta ou indiretamente, na gestão do território.

No PNPOT aprovado em 2007, foram identificados 24 grandes problemas no Ordenamento do Território, organizados em seis domínios:

- Recursos naturais e gestão de riscos;

- Desenvolvimento urbano e rural;

- Transportes, energia e alterações climáticas;

- Competitividade dos territórios;

- Infraestruturas e serviços coletivos;

- Cultura cívica, planeamento e gestão territorial.

 

Neste momento de reflexão estratégica é fundamental reavaliar os problemas e ponderar os desafios em matéria de Ordenamento do Território. Para esta reflexão espera-se a participação e contributo de todos.

Participe respondendo a este questionário (15 minutos). No caso de ter respondido já a este questionário, não é necessário voltar a responder.

 

 RTP Notícias: Montijo vai receber voos comerciais em 2021 - entrevista à rtp2 [15 Fev, 2017, 22:44] - de José Alberto Rio Fernandes presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos

(...) "As obras devem começar em 2019. Os primeiros voos comerciais devem aterrar na BA6 em finais de 2021, inícios do ano seguinte. A solução é Lisboa mais Montijo. ANA e governo assinaram o documento que na prática firma a escolha da Base Aérea como futuro aeroporto complementar de Lisboa.

No Jornal 2 o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos lembra que estruturas aeroportuárias competitivas e capazes são fundamentais para garantir resposta capaz a um aumento exponencial da procura pelo transporte aéreo na Europa. Segundo a ANA os aeroportos nacionais têm, desde 2013, crescido ao ritmo mais alto no Velho Continente: 14,2%

Com a solução Portela Montijo fica assegurada a duplicação da capacidade atual de transporte aéreo da região de Lisboa, que passará a poder movimentar 72 aviões por hora e transportar 50 milhões de passageiros por ano. (...)"

Início da entrevista ao Presidente da APG: 3'35''

Ver mais informação  

 

 Aprovação do Relatório Actividades de 2016 e do Plano de Actividades para 2017 da APG

Apresentados na Assembleia Geral da APG em 18/01/2017, a APG disponibiliza aqui: o Relatório de Actividades de 2016 e o Plano para 2017.

 

 In Memorium - Professor Ilídio do Amaral

Sobre o primeiro presidente da Assembleia Geral da APG, a associação faz-se representar pela atual presidente da sua assembleia.

In Memorium

 

 Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira

A Associação Portuguesa de Demografia (APD), em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, tem o prazer de divulgar o lançamento do Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira, um galardão científico que visa distinguir trabalhos de investigação (teses de doutoramento e dissertações de mestrado) de alta qualidade na área da Demografia e dos Estudos de População, em sentido lato, sobre a realidade portuguesa.

As candidaturas para a 1ª edição do Prémio estão abertas até  ao dia 1 de março de 2017, considerando trabalhos cuja defesa tenha ocorrido entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016. A cerimónia de entrega do prémio, que tem um valor pecuniário de mil euros, terá lugar no Município da Mealhada, em data a anunciar.

Os interessados deverão consultar o regulamento e preencher o formulário de inscrição.

Para mais informações, poderão contactar a APD, através do endereço: geral@apdemografia.pt.

 

 "Prémio Internacional de Desenvolvimento Local" | submissão de candidaturas é até dia 15 de abril de 2017.

O Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve organiza, em conjunto o CRIEL – Universidade do Insubria e o CES – Universidade de Coimbra, a 4.ª edição do concurso "Prémio Internacional de Desenvolvimento Local" que visa a atribuição de um prémio que distinga trabalhos de investigação e iniciativas bem sucedidas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial.

O objetivo é encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais. Informamos todos os interessados que o prazo para submissão de candidaturas é até dia 15 de abril de 2017.

A cerimónia de entrega do Prémio será parte integrante da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local a realizar-se em maio na Universidade do Algarve.

Mais informação acerca do Prémio disponível para consulta no site  ou através do email localdev2017@gmail.com

 

 Apresentação Pública das Recomendações para a Implementação dos ODS em Portugal | 19 de Abril | Lisboa.

Seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal – Resultados do processo de Consulta à Sociedade Civil que decorreu em 2016 - Dia 19 de Abril 9h30-13h Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República

Ver mais informação

INSCRIÇÕES AQUI

 

 OFICINA DA GEOGRAFIA: "APRENDER NA RUA" | A cidade (a) nascente | 21 Abril A 03 Junho 2017 | PORTO - Inscrição para associados APG com quotas em dia - 50€ (desconto de 37.5%) 

Para geógrafos e não geógrafos.

Segunda edição de "Aprender da Rua", Oficina da Geografia com pedido de creditação para professores de Geografia e Ciências Sociais do Ensino Secundário. 

Para inscrição pf proceder ao pagamento para NIB 003508240001018763052 de €80,00 (Cooperantes da CPP - €65,00 e Associados da APG com quotas em dia: €50,00). Mais uma boa ocasião para se tornar sócio!

 

Mais informações por geral@apgeo.pt ou na Cooperativa do Povo Portuense.

Coordenação:

José Alberto Rio Fernandes

Jorge Ricardo Pinto

Ver Cartaz

Inscrição

 

 OFERTA FORMAÇÃO GEOPOINT | PROTOCOLO APG - DESCONTOS DE 20%

GeoPoint tem com a APG – Associação Portuguesa de Geógrafos, um protocolo de cooperação no domínio da formação profissional em Sistemas de Informação Geográfica, assinado em 2 de Maio de 2001, 11 meses depois de ser fundada a GeoPoint.

O protocolo, muito auferido durante duas décadas, visa a conceção de condições especiais aos associados da APG em cursos de formação promovidos pela GeoPoint. Nomeadamente, ”Proporcionar aos associados da APG, condições financeiras especiais na frequência de ações de formação por si desenvolvidas”.

O ajustamento das condições convencionadas à atualidade, concretizam-se no desconto de 20% sobre o preço de tabela.

Outrora presencial, a evolução e condicionantes da procura, que se verificou com a chamada crise social e financeira que nos tem assolado, determinou que para formandos individuais, trabalhemos exclusivamente em formação a distância, vulgarmente conhecido por e-learning.

Ver mais informação

 

 Medalha de Mérito da Ciência 2017 atribuída à Professora Suzanne Daveau | 3 de julho de 2017 |  9h30-11h

A APG congratula-se com a atribuição da Medalha de Mérito da Ciência à Professora Suzanne Daveau, pelas suas elevadas qualidades e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência e cultura científica em Portugal.

A cerimónia de entrega da medalha decorreu no âmbito do Encontro Ciência 2017, no auditório principal do Centro de Congressos de Lisboa (FIL-Junqueira) na 2ªf, dia 3 de julho de 2017, entre as 9h30 e as 11h.

EU SOU GEÓGRAFA

"Pode-se, talvez, aplicar rotineiramente uma técnica com pura objectividade; não se pode, com certeza, descobrir algo de novo sem que o investigador se implique por completo no tema que tenta elucidar."

In: http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/index.asp?id=351

Fotografia: Clara Azevedo

 

 Medalha de Mérito da Ciência 2017 atribuída à Professora Raquel Soeiro Pereira Brito | 3 de julho de 2017

 

A APG congratula-se igualmente com a atribuição da Medalha de Mérito da Ciência à Professora Raquel Soeiro Pereira Brito [ver foto de Lurdes Poeira], um nome marcante da ciência e cultura científica em Portugal da Escola da Geografia de Lisboa. A cerimónia de entrega da medalha decorreu no âmbito do Encontro Ciência 2017, que teve lugar na (FIL-Junqueira) no dia 3 de julho de 2017, onde foi também homenageada a Professora Suzanne Daveau.

EU SOU GEÓGRAFA

“Acima de tudo sou geógrafa de campo. Tenho muita honra nisso e muito gosto.”

A frase define o trabalho e a atitude daquela que foi uma das primeiras mulheres investigadoras em Portugal e um dos nomes mais marcantes e produtivos da Escola de Geografia de Lisboa, fundada por Orlando Ribeiro. Licenciada em 1948 e doutorada em 1955, Raquel Soeiro de Brito tem uma vasta obra no domínio da Geografia Física e Humana.

In: http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/index.asp?id=255

Fotografia: Prof. Nuno Soares - Universidade Nova de Lisboa

 

 APG prepara as Olimpíadas de Geografia em 2018.

A APG fez chegar o orçamento pedido pelo Ministério de Educação que permitirá lançar as Olimpíadas de Geografia.

A iniciativa será feita em parceria com a Associação dos Professores de Geografia.

Mais notícias em breve

 

 Olimpíadas de Geografia em 2018

 A APG, aguarda confirmação de apoio do governo para início do processo que em parceria com a associação professores de geografia seleccionará 2 estudantes e 1 professor que nos representarão em Quebec, no Canadá.

 

 APG prepara Oficinas para Levantamento Cadastral.

Está tudo pronto para arrancar na primeira das iniciativas "Oficinas de Geografia" dedicada à formação para registo cadastral associado à gestão da floresta. Aguarda-se apenas a disponibilização de aparelhos de GPS.

 

 IX Conferência anual do IGOT- Geografia e Acção: Diálogos entre investigação e Políticas Públicas | Homenagem ao Professor Diogo Abreu | 15 de novembro | 8h30-19h30 | Auditório Orlando Ribeiro | IGOT | Lisboa

O IGOT promove uma Homenagem ao Professor Diogo Abreu, dedicando-lhe a IX conferência anual do Instituto - Geografia e Ação: Diálogos entre investigação e Políticas Públicas, que terá lugar no próximo dia 15 de novembro.

 

A informação sobre o programa da conferência, sessão solene e jantar de homenagem está disponível no site do IGOT

Inscrições

 

 

 Criação da Associação Portuguesa de Urbanista | 18 Dez. 2017 | Centro Cultural de Belém | Lisboa

Ocorrerá, no dia 18 de Dezembro pelas 17.00 horas, a sessão solene onde se procederá à constituição formal da nova "ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE URBANISTAS" e à extinção das existentes APPLA, APROURB e AUP.

A APU é uma aspiração dos profissionais da área do ordenamento e do planeamento urbanístico em Portugal, abrindo caminho para um maior reconhecimento do papel fundamental do ordenamento do território, do urbanismo e da profissão de urbanista na segurança bem estar e qualidade de vida das populações. 

 

 Direcção da APG: Carta enviada ao Senhor Primeiro Ministro a propósito da "Comissão Técnica Independente" sobre os incêndios de Pedrogão e Concelhos envolventes

Está disponível aqui e na página do facebook da APG, a carta enviada ao Senhor Primeiro Ministro a propósito do relatório sobre os incêndios que ocorreram em Pedrogão Grande e concelhos envolventes, realizado pela Comissão Técnica Independente presidida pelo associado e fundador da APG, Prof. Doutor João Guerreiro, no âmbito da criação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos.

 

 Entrevista do Professor Jorge Malheiros ao Jornal Público: 22 de Janeiro de 2018

Em breve, jovens não chegarão para satisfazer necessidades do mercado de trabalho

Jorge Malheiros, especialista em geografia da população, acredita que vai ser possível inverter a tendência de declínio populacional dentro de alguns anos. Por ALEXANDRA CAMPOS

(…) Parece um paradoxo: a taxa de desemprego é hoje elevada entre os jovens. Mas, se a economia portuguesa retomar os valores médios de crescimento económico das últimas décadas, em breve o país não terá gente suficiente para as suas necessidades de mão-de-obra. Quem o diz é Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. (…)

Ver Entrevista

 

 José Alberto Rio Fernandes: Presidente da APG em entrevista ao Jornal 2 da RTP em 16/10/2017 - 16'15'' | "Como Mudar a Floresta"

Veja aqui a partir do 16º min.,  a entrevista à RTP 2 do Presidente da APG,

 

Professor Alberto Rio Fernandes: “Como Mudar a Floresta”.

 

 

 José Luís Zêzere: debate na TVI24: Os incêndios de 15 de outubro

(…) O Prof. José Luís Zêzere foi convidado do programa Especial Informação da TVI24, apresentado pelo jornalista Pedro Pinto, no dia 16 de outubro de 2017, onde se debateu a situação vivida no dia 15 de outubro, com a deflagração de fogos florestais de grande violência e que provocaram devastação e mortes no território nacional a norte do rio Tejo. (…)

Ver notícia completa no Site do IGOT, aqui

(...) Para ver ou rever no TVI Player: Especial Informação – Portugal devastado pelos fogos – Intervenções do Prof. José Luís Zêzere a partir do minuto 42′ (...)

 

 Jorge Malheiros: Imigração, Fronteiras e Asilo | Entrevista ao 360º na RTP | 24/07/2017 - 20'50

Veja aqui a partir do 20º min.,  a entrevista em 24 de Julho de Jorge Malheiros, Professor do IGOT, ex Presidente da APG a propósito da Imigração, Fronteiras e Asilo.

 

 

 Miguel Medeiros: Um mês depois da tragédia | Entrevista ao 360º na RTP | 27/07/2017 - 20'50

Veja aqui a partir do 33'30'', a entrevista em 27 de Julho de José Miguel Medeiros, Geógrafo e deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura, a propósito da tragédia dos Fogos em Portugal/Falhas no SIRESP, um mês depois da tragédia.

  

 

 Presidente da APG na RTP | 24 Jun, 2017

Prof. José Alberto Rio Fernandes, Presidente da APG em entrevista no Jornal 2 da RTP aos 3'30''.

Ver entrevista

 

 Entrevista a António Bento-Gonçalves | 29/06/2017 | 3 às 11 - RTP 3

António Bento Gonçalves, Prof. do Dep. Geografia da Universidade do Minho a propósito do reordenamento da Floresta.

Ver entrevista

 

 José Luís Zêzere em entrevista à TVI sobre incêndio | 2017-06-19 10h49

Entrevista a José Luís Zêzere, vice-presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território: "Vocação florestal do país é muito discutível".

Ver entrevista

 

 Jorge Malheiros | Entrevista ao 360º na RTP | 19/06/2017 - 24'50

Veja aqui a entrevista de Jorge Malheiros, Professor do IGOT, ex Presidente da APG a propósito do incêncio em Pedrógão Grande em 19/06/2017.

 

  Prof. João Guerreiro foi nomeado presidente da Comissão de Investigação de Incêndios

A APG congratula-se com a escolha do Professor João Guerreiro, associado fundador da APG, para presidente da Comissão de Investigação aos Incêndios.

Ver mais informação [DN 11 DE JULHO DE 2017]

 

  Oficina de Geografia sobre Cadastro | Setembro 2017 | Guimarães (Universidade do Minho)

Será disponibilizada em breve, informação sobre a primeira Oficina de Geografia sobre Cadastro, prevista para Setembro e a ocorrer em Guimarães (Universidade do Minho).

 

  Notícias do Brasil: Prémio Roberto Santos de Mérito Científico atribuído ao Geógrafo Pedro de Almeida Vasconcelos.

A APG congratula-se pela atribuição do Prémio Roberto Santos de Mérito Científico, concedido pela Universidade Católica de Salvador ao Geógrafo Pedro de Almeida Vasconcelos. Pela primeira vez, atribuído à categoria das "Ciências Humanas, Ciências Sociais, Artes e Letras", o prémio no valor de 30.000 reais, contou na cerimónia de atribuição, com a presença do governador em exercício da Bahia, de secretários de Estado e do Reitor da UFBA, além do Prof. Roberto Santos, ex-Governador e ex-Reitor da UFBA.

(…) PRÊMIO ROBERTO SANTOS DE MERITO CIENTÍFICO 

Em resposta ao Edital 001/2017 – PRÊMIO ROBERTO SANTOS DE MERITO CIENTÍFICO foram indicados 09 (nove) pesquisadores por meio da consulta pública e de acordo com as normas estabelecidas no referido Edital. A comissão Examinadora selecionou 05 (cinco) nomes para serem avaliados pelo Comitê de Especialistas, conforme etapas e critérios definidos no referido Edital.

Com base nas análises das trajetórias académicas e inserção social da produção intelectual, as parcerias nacionais e internacionais, a contribuição para a formação de recursos humanos, a colaboração com o sistema de fomento e pesquisa no país, o Comitê de especialistas, após análise do currículo Lattes, escolheu como vencedor do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico na grande área "Humanas e Sociais, Letras e Artes" – Edição 2017, professor doutor Pedro de Almeida Vasconcelos (…)

 

  Ordenamento do Território e Cadastro Simplificado: A APG foi recebida por Eduardo Cabrita, Ministro adjunto do Primeiro Ministro.

O Presidente da APG reuniu com o Senhor Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Dr. Eduardo Cabrita, com a Dr.ª Anabela Pedroso, SE da Justiça e com o Coordenador da Agenda para o Interior; em breve, haverá mais notícias sobre o papel da APG na realização do cadastro simplificado nas áreas piloto dos 7 concelhos com área ardida como consequência do incêndio de Pedrogão Grande e em Caminha, Alfândega da Fé e Proença-a-Nova.

 

  IX Congreso Internacional de Geografía de América Latina: Últimas décadas: procesos y retos | 12 a 15 de septiembre de 2018 | Totelo (España)

El IX Congreso Internacional de Geografía de América Latina organizado por la Asociación de Geógrafos Españoles de América Latina (AGE-AL) tendrá lugar en Toledo (España) del 12 al 15 de septiembre de 2018 bajo el título “Últimas décadas: procesos y retos”

Primera Circular  |  Segunda Circular

Ver sitio del Congreso

 

  Transposição da nova Diretiva AIA e o envolvimento da APG

Decorre actualmente o processo de transposição da nova Diretiva AIA – Avaliação de Impacte Ambiental (Diretiva 2014/52/UE). Um dos aspetos inovadores desta Diretiva é a obrigação dos Estudos de Impacte Ambiental serem preparados por "peritos competentes".

A APG, está envolvida neste processo de transposição da nova Diretiva apresentada pela APAI, discutindo relativamente ao Modelo proposto, aspectos relacionados com a arquitectura institucional e o respectivo processo de qualificação. Oportunamente a APG apresentará informação actualizada sobre este assunto.

 

  Transposição da nova Diretiva AIA e o envolvimento da APG

Será lançada em breve, informação sobre o período de inscrição para a Formação em Técnicos de Cadastro, organizada e promovida pela APG e que decorrerá em Coimbra e Guimarães.

 

 Place-based policies - III conference on Public policies, territorial planning and spacial development | 1st and 2nd of march 2018 | V.N. Gaia | Portugal | Submissions are open

Organização APG

The conference on public policies, territorial planning and spatial development, organised by CEGOT (Centre of Studies in Geography and Spatial Planning – research group on P3DT), with the City of Vila Nova de Gaia (CMVNG), will take place on 1st and 2nd of march 2018 at  V. N. Gaia - Portugal

                                 Further information | Poster

 

 Call for Urban Planning special issue guest editor

The editorial team at Urban Planning are planning to have one of their 2018 issues dedicated to housing. Who are potentially interested in editing a thematic issue of this journal are invited to contact the editorial team (up@cogitatiopress.com). Urban Planning is an open access peer-reviewed journal indexed in the Web of Science (Emerging Sources Citation Index).

 

 New data resource on racial-ethnic diversity in the US

A newly expanded data portal for learning about community racial and ethnic diversity is now operational at the 'Diversity and Disparities' website of Brown's Spatial Structures in the Social Sciences (S4) Initiative. Census information compiled at the portal describes the racial-ethnic diversity of US states, metropolitan and 'micropolitan' areas, counties, and places (e.g., cities, suburbs, small towns) for the 1980-2010 period.

Further information

 

 Seminário: "Emigração e imigração em Portugal - análise de conjunto 2016/2017. A posição de Portugal no Migration Outlook da OCDE - 2017" | 06 de dezembro de 2017 | 14h00 | IGOT  | Lisboa

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresenta no IGOT, no próximo dia 6 de dezembro de 2017, o Migration Outlook 2017. A primeira parte do seminário será apresentada e moderada por Maria Lucinda Fonseca, Presidente do IGOT e coordenadora do grupo de investigação Migrare, do Centro de Estudos Geográficos, e contará com a presença de:

– Jean‐Christophe Dumont, Responsável da Divisão de Migrações da OCDE;

– Júlio Vilela, Diretor‐Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP);

– Pedro Calado, Alto‐Comissário para as Migrações (ACM); e

Os “Comentários e Complementos – uma perspectiva dos Observatórios das Migrações e da Emigração” (2.ª parte) terá a moderação de Jorge Malheiros, docente do IGOT, membro da Direção do Centro de Estudos Geográficos e Correspondente Português do Continuous Reporting System on Migration (SOPEMI‐OCDE) e contará com a participação de:

– Cláudia Pereira, Coordenadora Executiva do Observatório da Emigração ‐ OE;

– Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações ‐ OM.

O Seminário terá lugar na Sala de Conferências do IGOT e inicia-se às 14h00.

Ver mais informação

 

 The European Asylum System: Moving Towards a Unified; Fair and Effective Framework | 1st February 2018 | 10:00am - 4:30pm | Brussels (Belgium)

The number of persons seeking asylum from non-EU countries in the EU has surged exponentially over the course of the last four years. In 2015-2016 the EU received 2.5 million first-time asylum applications. In 2015, 75% of all asylum applications were registered in only five member states (European Commission, 2016). Responding to the increased pressure placed in certain EU countries, in September 2015 Member States committed to relocating up to 160,000 refugees, later revised to 98,000, from Greece and Italy within two years. However, by September 2017 when the relocation scheme eligibility period came to a close, EU countries had fulfilled less than a third of their asylum relocation targets (Amnesty International, 2017).

                               Further information [Registration and programme]

 

 Finisterra - Lição Anual da Finisterra pela Professora Janice Monk | NOVA DATA: 21 de fevereiro de 2018 | 17h | Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) | Lisboa 

Informa-se que a Lição Anual da Finisterra pela Professora Janice Monk terá lugar no dia 21 de fevereiro de 2018, pelas 17h, na Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).

 

 Small Cities Conference Vulnerable Communities: Reasearch, Policy, & Practice | 1-12 May 2018, Ball State University | Muncie | Indiana (USA)

Conference Theme

Social and political unease surrounding wide differences in regional economic performance has troubled Americans for more than a generation. Job losses due to international trade and automation, coupled with rapid urbanization, have had especially dramatic effects on small cities, towns, and rural communities. While geographic variation in economic growth is not new, it appears more pronounced today than in the recent past.

Proposals for papers and/or panels that examine the economic and social challenges facing vulnerable communities from a variety of perspectives. In particular economic and policy dimensions of these problems, social and cultural factors that help create resilient communities, planning challenges facing these places, capacity of local and state government to address the consequences of recent economic shocks. Proposals and inquiries to Dagney Faulk, PhD, dgfaulk@bsu.edu

Proposal deadline = November 1, 2017

Paper deadline = March 30, 2018

Further information

 

 2nd Annual PhD Conferece on Real Estate and Housing | May 17-18, 2018 | Columbus, Ohio (USA)

The annual PhD Conference on Real Estate and Housing brings together doctoral students from various disciplines to foster a multidisciplinary understanding of real estate and housing related research. The conference is a result of partnership between the Ohio State Center for Real Estate, the John Glenn College of Public Affairs, the Knowlton School of Architecture and Fisher College of Business and it is a selective, refereed conference of research papers in all areas of real estate and housing.

PhD students whose papers are selected will receive a travel grant of up to $500. Best paper and best discussant prizes will also be awarded.

Abstract deadline = 7 February | Paper deadline = 30 April

Further information

 

 the ENHR Conferece: More together, more apart: Migration, densification, segregation | Wednesday 26 June | Uppsala University | Sweden 

ENHR aims to organise a major conference every year. Each time the conference takes place in a different country and is organised by a Local Organising Committee (LOC).

The next ENHR conference will be held in Upsla, Sweden More together, more apart: Migration, densification, segregation in 26-29 June 2018 (including the New Housing Researchers Colloquium on the 26th)

Further information

 

 Executive Housing Finance Course Housing Finance in a Changing Global Environment | 18-30 June | Phhiladelphia (USA)

The International Housing Finance Program (IHFP) is part of the Real Estate Center of the Wharton School of Business, University of Pennsylvania, Philadelphia, USA. IHFP was established in 1985 to foster excellence in housing finance educationtechnical advisory services and research, with a specific focus on developing and emerging market economies.

Applications deadline = 4 May

Further information

Application-Form

 

 Summerschool Sustainable Housing from a Europeam perspective | Faculty of architecture and the Built Environment, Delft University of Technology | 2-13 July, Delft (The Netherlands)

Housing is of key importance for societies. It drives the economy and is a key issue for sustainable urban and regional development in growing as well as declining areas. This course focuses on sustainable housing development and deals with environmental as well as economic and social sustainability. How do housing markets work and how do governments intervene? How can the affordability, quality and energy efficiency of the housing stock be improved? The course will give insight in the European perspective on the development of a sustainable housing stock by presenting European and national goals, policies, regulations, assessment tools, process innovations and management approaches. It will shed light on the emerging economies and institutions in the similar context.

Application deadline = 28 February

Further information

Contact Dr. Queena Qian (k.qian@tudelft.nl)

***

 NOTÍCIAS 2016

 XI Congresso da Geografia Portuguesa: "As dimensões e a responsabilidade social da Geografia" | 9 a 11 de Novembro 2017 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Porto

Com  organização da APG e do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o XI Congresso da Geografia Portuguesa: "As dimensões e a responsabilidade social da Geografia", terá lugar na FLUP entre  9 a 11 de Novembro 2017.

Mais informação chegará aos associados assim que disponível.

 

 Lançamento da versão portuguesa do Concurso "Tell me a Story" | até 31 de Dezembro de 2016

Associação de Professores de Geografia, a Associação Portuguesa de Geógrafos e a ESRI Portugal promovem em parceria nacional o Concurso "Tell me a Story". (...) Este concurso internacional tem por objetivo sensibilizar os jovens do mundo inteiro para as implicações globais das ações do seu dia-a-dia, tendo em vista superar o hiato entre o entendimento e a ação e o apoio às decisões políticas que promovem a sustentabilidade. Através dele, todos os estudantes, do Ensino Secundário e do Ensino Superior, estão convidados a partilhar as suas perspetivas e pesquisas, criando uma história que recorra a cartografia em suporte digital que analise, evidencie e possa contribuir para compreendermos melhor o modo como habitamos, em escalas diversas e em especial na dimensão local, um mundo cada vez mais globalizado. O concurso é organizado pelo Ano Internacional para o Entendimento Global (AIEG), em parceria com a Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) e a Associação Europeia de Geógrafos (EUROGEO) que passam a ser referidos como promotores. (...)

Haverá lugar à eleição de melhores trabalhos produzidos em língua portuguesa com oferta de prémios por parte da ESRI Portugal.

Ver regulamento

 

 XVI Colóquio Ibérico será no IGOT | Lisboa | co-organização com a APG e AGE

Entre os dias 7 e 9 de Novembro decorreu em Murcia o XV Colóquio Ibérico de Geografia. Na sessão de encerramento a Prof. Eduarda Costa, da Direcção da APG, apresentou o local do próximo evento, convidando todos a participarem. O XVI Colóquio Ibérico será no IGOT, em Lisboa, numa co-organização com a APG e AGE.

 

 Artigo de opinião do Presidente da APG ao Jornal Diário de Notícias, secção Opinião [11 Outubro 2016]: A Geografia e o futuro desejado

O Presidente da APG, José Alberto Rio Fernandes, promove e reflecte sobre do encontro a realizar no Porto: A Geografia e o futuro desejado em artigo de opinião no Diário de Notícias.

(...) A compreensão espacial dos processos de transformação constitui uma base essencial da formação de cada um de nós, considerando a nossa relação com o ambiente e a interação social entre todos, fundada num dado âmbito territorial.

Este papel da Geografia no ensino está intimamente ligado a um outro, de investigação para um melhor ensino, o que leva os geógrafos a especializações cada vez mais diversificadas e aprofundadas, ao mesmo tempo que o conhecimento teórico se completa com o empírico e nas aprendizagens se valorizam tanto o conhecimento codificado como o tácito. (...)

Aceda ao artigo na integra

[pdf]

 

 Associação Portuguesa de Geógrafos | Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro 2011-2014 e 2015-2016

Está aberto o concurso para atribuição do Prémio Orlando Ribeiro a teses de doutoramento defendidas e aprovadas nos períodos 2011-2014 e 2015-2016.

O prémio destina-se a galardoar autores de trabalhos científicos de excelência em Geografia. As teses (2015-2016) deverão ser entregues em formato digital até ao dia 30 de fevereiro 2017 para geral@apgeo.pt. As teses defendidas de 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014 devem ser enviadas para geral@apgeo.pt  até 30 de outubro de 2016.

 

 APG recebida por Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto do Primeiro Ministro. Em representação da Direcção da APG: José Alberto Rio Fernandes, Presidente da APG e  Fernanda do Carmo.

A Associação Portuguesa de Geógrafos reuniu com o Senhor Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Dr. Eduardo Cabrita, na sequência das tomadas de posição a propósito dos incêndios de verão. Considerando a importância de existir identificação de propriedade e as competências e dever dos geógrafos em contribuir para a gestão do território, foi acordado o desenvolvimento de "Oficinas de Geografia" para a habilitação de agentes de registo cadastral.

Discutiu-se ainda outras possibilidades de cooperação, designadamente a propósito do objetivo do Governo da República Portuguesa de proceder à descentralização da administração pública e de valorizar a dimensão territorial do desenvolvimento

 

 Oficina da Geografia: "Cinema e aprendizagem Geográfica" | 21 Outubro (14h30 - 17h30) | 4 Novembro (14h30 - 17h30) | 9 Dezembro (14h30 - 17h30) | 20 Janeiro (14h30 - 17h30) | 11 Fevereiro (14h30 - 17h30) | Auditório Orlando Ribeiro - IGOT | Cidade Universitária | Lisboa

A APG, organiza com o IGOT a Oficina da Geografia: "Cinema e aprendizagem Geográfica" a ter lugar em Lisboa, no Auditório Orlando Ribeiro em:

   21 Outubro (17h30 – 20h00)

   4 Novembro (17h30 – 20h00)

   9 Dezembro (17h30 – 20h00)

   20 Janeiro (17h30 – 20h00)

   11 Fevereiro (14h30 – 17h30)

 

Condições de inscrição:

Custo pela totalidade das sessões - €50,00

Alunos, docentes e colaboradores do IGOT - €40,00

Associados da APG com quotas em dia - €30,00

Estudantes de licenciaturas em Geografia - €20,00

Ver Cartaz/Programa

Formulário de Inscrição

 

 Boas notícias para a Geografia

Praticamente todas as vagas de cursos de Geografia (e similares oferecidos por unidades de Geografia para 2016/207) preenchidas na universidade portuguesa.

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: 2016: 1.ª FASE (LICENCIATURA)

Código da instituição / Nome da instituição / Nome do curso / Vagas Iniciais / Estudantes colocados / Nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral / Vagas sobrantes.

Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras Geografia 56 / 56 / 100,0 / 0;

Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia Geografia 20 / 16 / 98,0 / 4;

Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território Geografia 105 / 108 / 109,8 / 0;

Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território Planeamento e Gestão do Território 45 / 48 / 119,2 / 0;

Universidade do Minho Geografia e Planeamento 40 / 40 / 119,2 / 0;

Universidade do Porto - Faculdade de Letras Geografia 74 / 74 / 128,4 / 0;

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Geografia e Planeamento Regional 62 / 63 / 127,0 / 0.

 

 Workshops Temáticos sobre Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (NRJIGT) | início: 2 de Novembro 2016 (várias datas/vários locais)

No âmbito do novo Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (NRJIGT), irão realizar-se seis Workshops temáticos, organizados pela Direção-Geral do Território em estreita colaboração com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, com inicio a 2 de novembro.

A DGT, no exercício da sua missão, bem como das competências definidas em vários preceitos do NRJIGT e de outros diplomas legais, em colaboração com outras entidades, procedeu à regulamentação de procedimentos e desenvolveu um conjunto de ferramentas que vão ao encontro da melhoria dos processos de planeamento e gestão do território. 

A necessidade de proceder à caracterização, monitorização e avaliação do sistema territorial, de garantir a existência de fluxos de informação essenciais a uma boa gestão, a premência na redução da incerteza e de outros custos de contexto, ditaram a intervenção da DGT na elaboração de diversos normativos e documentos de orientação técnica que agora se pretendem dar a conhecer e debater num conjunto de workshops temáticos. 

O evento tem como principais destinatários os técnicos das Autarquias Locais, Comunidades Intermunicipais, Áreas Metropolitanas, Administração Central, consultores e a comunidade académica. Os Worshops decorrerão na sede da DGT e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

A participação nos Workshops é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Os detalhes sobre a inscrição e as sessões temáticas encontram-se detalhados em http://rjigt.dgterritorio.pt . 

Ver Programas:

DGT - 2 Novembro

CCDR Norte [data a confirmar]

CCDR Centro - 15 Novembro

CCDR Algarve - 22 Novembro

CCDR Alentejo - 29 Novembro

CCDR LVT - 5 Dezembro

 

 ENIIG 2016 - Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica - 2016 | 8 e 9 de novembro de 2016 | Lisboa        

ENIIG 2016 é organizado pela Direção-Geral do Território (DGT) em estreita articulação com o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG) e com uma Comissão Científica composta por 23 membros. Terá lugar em Lisboa entre 8 e 9 de Novembro de 2016. O ENIIG será um espaço de divulgação, partilha de experiências e conhecimento, reflexão e debate sobre a criação, articulação e utilização de infraestruturas de informação geográfica (IIG) nacionais, regionais, locais e temáticas. O ENIIG focar-se-á nos principais desafios técnicos, políticos e legais associados ao desenvolvimento de IIG, nomeadamente os definidos no diploma legal que transpõe para o direito nacional a Diretiva INSPIRE da União Europeia (DL nº. 180/2009, de 07 de agosto, atualizado pelo DL n.º 84/2015, de 21 de maio).

Pretende-se que o ENIIG contribua para a concretização e implementação do SNIG2020 promovendo a democratização do acesso à informação geográfica. Os principais destinatários deste encontro são os produtores e utilizadores de informação geográfica, (de âmbito nacional, regional e local, bem como a comunidade académica e científica que desenvolve trabalho em temáticas relacionadas com IIG e informação geográfica.

participação no ENIIG 2016 é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

As inscrições para o 1º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica  (ENIIG 2016) estarão abertas de  7 a 14 de outubro. O formulário de inscrição está disponível no site do evento http://eniig.dgterritorio.pt.

 

 Assembleia Geral da APG | 18/01/2017 | 16h30 | Auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

No dia 18 de Janeiro de 2017, realizar-se-á no ICS a Assembleia Geral da APG. Para além da ordem de trabalhos a informar oportunamente (convocatória a enviar aos associados no início do ano), a APG organiza para este dia, uma visita guiada ao Bairro da Mouraria, entre as 10h30 e 12h30, com concentração às 10h15 na Praça da Figueira (confirmação de presença obrigatória até dia 10 de janeiro, para geral@apgeo.pt). Igualmente terá lugar um importante debate sobre PNPOT (no Auditório do ICS) com: Célia Ramos, Teresa Sá Marques, Fernanda do Carmo, João Ferrão e Jorge Gaspar, das 14h30 às 16h30.

 

 Prémio Orlando Ribeiro

A Associação Portuguesa de Geógrafos vai abrir concurso para atribuição do Prémio Orlando Ribeiro a teses de doutoramento defendidas e aprovadas no período 2011-2014 e 2015-2016.

 

⟩  Prémios APG em Ensino da GeografiaAmilcar Ribeiro e Ferreira-Deusdado | até 30 Aril 2017

A APG convida os docentes e estudantes do ensino obrigatório a manifestar o seu interesse em apresentar até ao dia 30 de Abril 2017 candidatura aos prémios Amilcar Ribeiro e Ferreira-Deusdado, orientados para, respetivamente: projetos de intervenção social, designadamente o desenvolvimento de boas ideias e iniciativas de melhoria da comunidade local e que possam ser candidatados a orçamento participativo, à escala da escola, freguesia, município, área metropolitana, comunidade intermunicipal ou país; novas metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem geográfica, envolvendo designadamente sistemas de informação geográfica, ou formas particularmente interessantes de mobilizar técnicas já bem conhecidas.

Toda em informação aqui [Regulamento]

"Formulário de inscrição"

 

 Official Launch of the International Geographical Union – Young and Early Career Geographers’ Task Force at the IGU Beijing congress | Beijing congress | 22nd September | 14.30 – 16.00 | China National Convention Center | Meeting Room 308

The Official Launch of the International Geographical Union – Young and Early Career Geographers’ Task Force will take place in Beijing, After submitting an application, André Carmo (APG) was selected to integrate the direction of the task force, as can be seen  here.

Further information

 

⟩ Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2016 | Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), aprovado pela Lei n.º 58/2007, de 4 de setembro

Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2016 O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), aprovado pela Lei n.º 58/2007, de 4 de setembro define o modelo territorial que traduz espacialmente as orientações estratégicas em matéria de sistema urbano e acessibilidades e estabelece os seguintes objetivos estratégicos para Portugal, os quais constituem o quadro referencial de compromissos das políticas com incidência territorial: (…)

Ver Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2016 

 

⟩ Relatório Nacional Habitat III

Relatório Nacional - Portugal Habitat III constitui o contributo de Portugal para os trabalhos preparatórios da Conferência Habitat III, que terá lugar em Quito, Equador, entre os dias 17 e 20 de outubro de 2016, e da Nova Agenda Urbana, dando resposta à solicitação lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Conselho de Governação do UN-HABITAT (United Nations Human Settlement Programe) no âmbito da Resolução tomada na sua 24ª sessão (HSP/GC/24/L.15).

Elaborado por uma equipa integrada e pluridisciplinar, que contou com a participação de mais de 70 colaboradores de cerca de 30 organismos da Administração Central do Estado, dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira e, ainda, a nível intermunicipal e local, com a participação das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a coordenação dos trabalhos foi assegurada por uma equipa da Direção-Geral do Território.

Este Relatório Nacional desenvolve o diagnóstico e leitura crítica dos desenvolvimentos ocorridos nos últimos 20 anos, em face dos objetivos traçados e plano de ação conjunto estabelecido em 1996, data da última conferência neste âmbito realizada em Istambul, e identifica ainda as lições e os grandes desafios que se impõem para o futuro, de acordo com os 6 domínios temáticos apontados pela ONU.

Os relatórios nacionais dos estados-membros e demais documentos relevantes estão disponíveis no portal oficial Habitat III - ONU. Poderá também consultar e descarregar o Relatório Nacional no Portal Habitat III - Portugal

 

 Fogos: ajuda internacional a caminho e ordenamento como prioridade | Entrevista com o Professor José Alberto Rio Fernandes e António Bento-Gonçalves

Veja reportagem na íntegra  (Prof. José Alberto Rio Fernandes: 20:30)

(...) Portugal fez um pedido de ajuda internacional e vai ter já amanhã a operar 2 aviões Canadair de Marrocos e um terceiro vindo de Itália. O país está também a aguardar resposta da Rússia que deverá enviar um avião pesado Beriev, um dos maores do mundo especializados a combater incêndios florestais. A Ministra da Administração interna confirma a ajuda internacional que pode também contar com reforços aéreos a partir da vizinha região espanhola da Galiza. Há, neste momento cerca de 200 fogos ativos em Portugal, que mobilizam quase 4800 homens. O fogo já matou quatro pessoas. Uma no continente, três na Madeira.

No Jornal 2, o autarca do Funchal, Paulo Cafôfo, faz a atualização em direto do momento que se vive na capital da Região Autónoma da Madeira e conversa sobre a reconstrução e a obrigatoriedade de reordenamento dos espaços urbanos e florestais nesta cidade mártir. João Fernando Ramos tem ainda tempo para refletir com os especialistas Rio Fernandes, da Universidade do Porto [e Presidente da APG], e Bento Gonçalves, da Universidade do Minho sobre o ordenamento florestal que falta ao país, e a necessidade de se apostar mais na prevenção dos fogos do que no seu combate.

O desafio político sobre esta situação foi esta quarta feira deixado pelo Presidente da república que visitou áreas ardidas quer no continente, quer na Madeira. À prevenção o país reserva para ações todo o ano, vinte milhões de euros. O dispositivo de combate, para atuar nos quatro meses de verão, consome mais de 14 milhões de euros do Orçamento do Estado do ano corrente. (...) 

in: Rui Sá, João Fernando Ramos, Manuela de Sousa - RTP

11 Ago, 2016, 00:11 / atualizado em 11 Ago, 2016, 00:26 | País

 

  Incêndios & Ordenamento do Território: comunicado do presidente da APG

A associação portuguesa de geógrafos (APG), face à gravidade dos incêndios e ao modo como eles se têm repetido anualmente, entende que parece agora claro que a sua resolução terá de estar associada a uma visão - e ação - global de ordenamento do território. importando considerar elementos ligados a povoamento populacional, desenvolvimento rural e gestão florestal, assim como formação e informação dos proprietários florestais e populações, a APG manifesta a sua disponibilidade e vontade, perante o governo português, em colaborar no desenho de soluções de médio-longo prazo que abarquem especialistas diversos.

José Alberto Rio Fernandes - Presidente da APG

FACEBOOK AUGUST 10 AT 7:32PM

  Oficina da Geografia: "Aprender na Rua" | 02 A 26 Novembro 2016 | Porto

A Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) lança a sua primeira Oficina da Geografia.

Tem por temática a Geografia do Porto, terá lugar na Cooperativa do Povo Portuense (CPP) e pretende valorizar a saída de campo na compreensão da cidade

É um curso livre, sem acreditação nem associação a qualquer instituição de ensino.

A APG garante certificado de presença, fatura, assim como comprovativo de aprovação no caso de se desejar realizar avaliação.

Ver cartaz e ficha de inscrição, também disponível aqui

  Condições:

  Custo pela totalidade das sessões:

  Normal - €80,00;

  Cooperantes da CPP - €65,00;

  Associados da APG com quotas em dia: €50,00

 

 Oficinas Geografia: Publicação de Mapas na Web - ArcGIS Online | 9h30 | 10 de Fevereiro de 2017 | CCDRN | Porto

A APG promove e organiza as Oficinas de Geografia: Publicação de Mapas na Web - ArcGIS Online, que terão lugar na CCDRN no Porto. A sessão ocorrerá em 10 de Fevereiro de 2017 pelas 9h30.

Ver Cartaz Programa

Formulário de Inscrição

 

 Questionário PNPOT: 24 Problemas do Ordenamento do Território

O Governo, através da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº 44/2016, de 23 de agosto, decidiu proceder à alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT). No quadro deste processo está em curso uma reflexão estratégica, a nível nacional e regional, alargada aos principais atores que intervêm, direta ou indiretamente, na gestão do território.

No PNPOT aprovado em 2007, foram identificados 24 grandes problemas no Ordenamento do Território, organizados em seis domínios:

- Recursos naturais e gestão de riscos;

- Desenvolvimento urbano e rural;

- Transportes, energia e alterações climáticas;

- Competitividade dos territórios;

- Infraestruturas e serviços coletivos;

- Cultura cívica, planeamento e gestão territorial.

Neste momento de reflexão estratégica é fundamental reavaliar os problemas e ponderar os desafios em matéria de Ordenamento do Território. Para esta reflexão espera-se a participação e contributo de todos. Participe respondendo a este questionário (15 minutos). No caso de ter respondido já a este questionário, não é necessário voltar a responder.

 

 

Eventos

Oportunidades

Espaço Docente