Área de atuação

Os grandes avanços no domínio da Informação Geográfica têm permitido a construção de bases de dados geo-referenciadas cada mais eficazes e amigáveis e facilitam a resolução de problemas espaciais (decisões de localização, optimização de percursos, modelação espacial e simulação...). Assim, tem emergido uma relevante janela de oportunidade, tanto para a afirmação da utilidade do conhecimento geográfico, como para o alargamento do mercado de trabalho dos geógrafos.

Se os modelos clássicos foram fundamentais para o progresso da análise espacial nos anos 50 e 60, cabe aos sistemas de informação geográfica um papel idêntico nos dias que correm.

O ensino continua a merecer uma atenção especial dos Geógrafos, quer na universidade, quer nos ensinos básico e secundário. No primeiro grau, assiste-se a uma tendência para a flexibilização das licenciaturas, reforço da internacionalização e reformulação do papel da investigação científica, nomeadamente do quadro de relações com as instituições, os investigadores, a comunidade envolvente e as empresas. Nos ensinos básico e secundário, a redução do número de alunos e as reformas curriculares que reduzem os tempos lectivos consagrados à Geografia parecem questionar o papel global dos professores de Geografia - contudo, a imprescindibilidade do saber geográfico na formação básica parece cada vez mais evidente. Num mundo caracterizado pelo aparente paradoxo entre globalização e descentralização, as solicitações quotidianas exigem o desenvolvimento de competências de âmbito marcadamente geográfico, como ler um mapa e localizar correctamente os fenómenos e os processos; explorar o meio físico e social envolvente (condição prévia ao exercício de uma cidadania empenhada); ou interpretar nas notícias do mundo distante as diferenças ambientais, culturais e socio-económicas da sociedade diversa que a educação geográfica nos ajuda a descobrir e (re)agir de forma ponderada e esclarecida.

No seu trajecto de século e meio, ainda que com raízes que remontam aos pioneiros gregos dos séculos IV e III AC, a Geografia tem sabido adaptar-se e fornecer respostas pertinentes e necessárias em diferentes contextos temporais e sócio-espaciais. Entretanto, a diversificação das práticas profissionais dos geógrafos acompanha as tendências gerais da sociedade; às actividades mais antigas, sempre capazes de inovar e de se readaptar, junta-se um conjunto de novas oportunidades, em áreas como o turismo, a comunicação, a gestão e o tratamento de informação geográfica, a análise de riscos, o geomarketing ou a gestão de frotas.