UAV 2016 - Adiamento do prazo para submissões (31/01/2016) * || I Seminário Internacional UAV | 3 e 4 Março 2016

UAV 2016 - Adiamento do prazo para submissões (31/01/2016) * || I Seminário Internacional UAV (unmanned aerial vehicles) | José António Tenedório (CICS.NOVA-FCSH) | Rossana Estanqueiro (CICS.NOVA-FCSH) | Rui Pedro Julião (CICS.NOVA-FCSH)
3 e 4 de Março de 2016 | Auditório 1 – Torre B (03/03) | Auditório 1 – Torre B (04/03 das 09h00 às 13h00) + Multiusos 2, ID (04/03 das 14h00 às 19h00) | FCSH/NOVA | Lisboa
Comunicado da Comissão Organizadora:
“Em virtude de várias solicitações recebidas, justificadas pelo pouco tempo disponível para a preparação dos resumos, anuncia-se que o prazo de entrega das submissões para o I Seminário Internacional UAV foi alterado para o dia 31 de Janeiro.
Todas as informações sobre o eventos estão disponíveis em: http://uav2016.weebly.com/
Com os melhores cumprimentos.
A Comissão Organizadora”
Vai realizar-se em Lisboa, a 3 e 4 de março de 2016, o I Seminário Internacional UAV (unmanned aerial vehicles) numa organização conjunta do CICS.NOVA-FCSH, FCUP, CEG-IGOT, LNEC e UNESP, aberto à participação da comunidade técnica e científica e estruturado em três eixos temáticos:
Tecnologias e Metodologias. Este eixo dá primazia:
i) à apresentação e discussão de conceitos e terminologia, de tecnologias UAV, dos tipos de sensores e aplicações dominantes;
ii) à exposição dos resultados da aplicação de metodologias de extracção automática e/ou semiautomática de informação geográfica, ao workflow de modelação 3D de objectos e de estruturas;
iii) à avaliação de qualidade da informação geográfica obtida.
Mercados e Aplicações
Neste eixo espera-se o contributo das empresas e das equipas de investigação. Pelo lado das empresas, na demonstração da operacionalização das metodologias nos processos de produção de informação geográfica para mercados emergentes; pelo lado da investigação, na demonstração do valor acrescentado dos dados adquiridos por UAV e das metodologias de extracção de informação para estudo de fenómenos espacial e temporalmente confinados.
Legislação e Regulamentação
Um dos tópicos que tem gerado controvérsia é o enquadramento e a regulamentação jurídica, nomeadamente com as habilitações e certificação para fazer levantamentos com UAV.
Em Portugal, ainda não há resposta, nem sobre como realizar um voo devidamente regulamentado nem sobre o reconhecimento técnico deste tipo de dados. Os progressos europeus nestas duas matérias ainda são embrionários. Pelo contrário, no Brasil há experiências susceptíveis de serem partilhadas e discutidas neste seminário.
Comissão científica
Amilton Amorim (UNESP)
Ana Fonseca (LNEC)
Gonçalo Vieira (CEG/IGOT)
José Alberto Gonçalves (FCUP)
José António Tenedório (CICS.NOVA-FCSH)
Rossana Estanqueiro (CICS.NOVA-FCSH)
Rui Pedro Julião (CICS.NOVA-FCSH)