Colóquio Internacional - A Geografia na construção do futuro desejado | Colóquio Internacional em Língua Portuguesa | 13-14 outubro 2016 | Porto

Colóquio Internacional - A Geografia na construção do futuro desejado | Colóquio Internacional em Língua Portuguesa | 13-14 outubro 2016 | Porto

Apresentação
O Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), através da linha "Políticas Públicas, Planeamento e Desenvolvimento do Território" organiza um encontro de dois dias com mesa redonda, palestras e sessões paralelas que tem por fim promover o debate sobre o modo como o conhecimento geográfico realiza / pode realizar o seu dever social de contribuição para o desenvolvimento. O objeto central do encontro é discutir o papel social da ciência, na sua dimensão mais abstrata, mas sobretudo o seu papel mais ativo, no contributo para a definição de políticas públicas, ações de planeamento e modelos de gestão do território, tendo em vista o desenvolvimento económico, social e ambiental e a promoção da cidadania.

Programa
A mesa redonda e as nove conferências versarão temas diversos da Geografia. Estão confirmadas as presenças de geógrafos e outros investigadores de Portugal, do Brasil e da Galiza, designadamente os que constituem a comissão científica do encontro: José Alberto Rio Fernandes (UP); João Ferrão (ICS/UL); Lúcio Cunha (UC); Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP/PP); Mário Vale (IGOT/UL); Miguel Bandeira (UM); Pedro de Almeida Vasconcelos (UCB); Rita de Cássia Gomes (UFRN); Rogério Haesbaert (UFF); Ruben Camilo Lois González (USC); Teresa Sá Marques (UP).

Comunicações
Convida-se à apresentação de comunicação, que, em qualquer domínio, contribua para a reflexão a propósito da importância da dimensão espacial (local, regional, nacional, global, ...) na promoção do desenvolvimento territorial e bem-estar das pessoas. Os resumos devem ser enviados para futurodesejado@cegot.org, respeitando o template disponível no site do encontro. As datas para submissão dos resumos são: 30 de março (1ª fase); 30 de abril (2ª fase). A notificação da avaliação dos resumos será feita até 15 de abril (1ª fase) ou 15 de maio (2ª fase).

Publicação
Quem desejar a partir do resumo fazer chegar texto, caso este seja aceite pela comissão científica, será publicado em ebook com ISBNe registo no Crossref (com atribuição de DOI a todos os artigos).