Celebração do Dia da Geografia Portuguesa - 25 de fevereiro de 2024

Realizou-se no dia 25 de fevereiro o Dia da Geografia Portuguesa. O dia foi escolhido, conjunto de entidades que constituem a ‘Task-force pela valorização de Geografia’ (designadamente a Associação Portuguesa de Geógrafos, a Associação de Professores de Geografia e a Associação Insular de Geografia) em homenagem à data da homologação do 1.º Curso de Geografia (sciencias geográficas) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, segundo o Decreto N.º 18003 de 25 de fevereiro de 1930.
Além de várias iniciativas programadas para a semana de 26 de fevereiro a 1 de março (por diferentes entidades), a APG decidiu celebrar o dia com uma iniciativa carregada de simbolismo e de Geografia.
O IGOT acolheu uma sessão em que se recuperaram referências e se prestigiou uma das maiores figuras nacionais, enquanto se discutia o futuro da Geografia. Onze anos depois, o Dia da Geografia Portuguesa marcou o regresso da Inforgeo, boletim/revista que acompanhou a atividade da APG desde a sua fundação, mas que havia sido interrompido em 2013. O tema desta edição é o “Futuro da Geografia”, e foi sobre isto que dois jovens (Matilde Mendes e Diogo Amaral) partilharam as suas ideias com uma vasta audiência.
O dia serviu também para um tributo a Jorge Gaspar, que inverteu os papéis prestando ele um tributo à Geografia portuguesa com a edição do sétimo volume da coleção Geografia e Geógrafos “Colheita Tardia”. Uma obra genial, que Álvaro Domingues apresentou com mestria, despertando o apetite para uma leitura atenta.
Viva a Geografia.