APG participou na reunião organizada pela Royal Scottish Geographical Society (RSGS), em parceria com a Royal Geographical Society (RGS) e a International Geographical Union (IGU).

Associação Portuguesa de Geógrafos participou, no passado dia 22 de junho, na reunião  organizada pela Royal Scottish Geographical Society (RSGS), em parceria com a Royal Geographical Society (RGS) e a International Geographical Union (IGU)

A Associação Portuguesa de Geógrafos participou, no passado dia 22 de junho, na reunião  organizada pela Royal Scottish Geographical Society (RSGS), em parceria com a Royal Geographical Society (RGS) e a International Geographical Union (IGU). A Associação Portuguesa de Geógrafos esteve representada por Ana Monteiro (Departamento de Geografia da Universidade do Porto), António Lopes (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) e Albano Figueiredo (Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra). Esta reunião teve como principal objetivo avaliar o trabalho que as diferentes associações de Geografia a nível international têm desenvolvido em termos de projetos dedicados aos temas das mudanças climáticas, biodiversidade e objetivos de desenvolvimento (ODS). Esta análise serviu de base para a discussão que se seguiu, e que pretendeu identificar os grandes desafios que se colocam à Geografia na atualidade dentro das temáticas referidas, procurando reforçar o contributo ao nível da identificação de soluções. Pretende-se que os resultados desta discussão possam ser revertidos para uma declaração conjunta das associações de Geografia no sentido de dar mais visibilidade ao interesse e envolvimento da da comunidade geográfica na identificação de soluções para os grandes desafios colocados pela questão climática, biodiversidade e implementação de estratégias direcionadas aos objetivos de desenvolvimento, considerando especificamente as próximas reuniões das Nações Unidas, mais especificamente a 26ª Conferência do Clima das Nações Unidas (26th United Nations Climate Change Conference of the Parties  - COP26 - 2021), que terá lugar em Glasgow entre os dias 1 e 12 de novembro próximo.
Com este objetivo, durante a reunião foi muito debatida a necessidade de reforçar, e tornar mais visível, o contributo da Geografia para a discussão e procura de soluções para os desafios que se colocam às sociedades a diferentes escalas, no sentido de criar pressão para uma mudança de paradigma, nomeadamente na temática das alterações climáticas. A este nível, a discussão esteve muito centrada na questão da educação geográfica, e como esta deve passar da identificação dos problemas para a apresentação e discussão de soluções, envolvendo os diferentes níveis de ensino. A este respeito, foi claramente apresentada a necessidade de reduzir a distância entre a Geografia académica e a Geografia escolar, e redirecionar parte do tempo e do esforço para a transferência de informação para o público em geral, recorrendo a diferentes plataformas de comunicação, garantindo um aumento de pressão sobre os decisores políticos com base numa sociedade mais informada. Ao nível da Geografia escolar, foi referido que há a necessidade de repensar a resposta que a Geografia dá, em diferentes níveis de ensino, aos alunos que se interessam pelos temas da sustentabilidade, nomeadamente pelo tema das mudanças climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a qual deve ir além da simples apresentação de conteúdos para posterior avaliação. Neste sentido, foi mais uma vez reforçada a necessidade de levar a educação geográfica para a procura de soluções para os problemas identificados, envolvendo os alunos nesta dimensão.
 Neste contexto, e mais especificamente no que diz respeito aos temas relacionados com a crise climática e da biodiversidade, e considerando a capacidade da Geografia para pensar soluções ajustadas a diferentes escalas e contextos territoriais, foi reconhecida a necessidade de um reforço da visibilidade dos resultados que têm vindo a ser produzidos. O compromisso com o desenvolvimento sustentável patente em todas as áreas de atuação da Geografia, desde a educação à investigação, pede que se reforce a visibilidade das muitas iniciativas levadas a cabo, mostrando à sociedade o compromisso da Geografia com as questões da sustentabilidade.

 

Ana Monteiro, António Lopes e Albano Figueiredo