5º Congresso UNESCO UNITWIN 2017: Identidade Local e Gestão Turística dos Sítios Património Mundial - Tendências e Desafios | 18 — 22 abril | Coimbra

Apresentação: A segunda metade do século XX iniciou um tempo de mudança, para a sociedade em geral e para cada um em particular.

Embora o desenvolvimento não seja global, não deixa de ser verdade que conceitos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, património e cultura, turismo e ética, singularidade e autenticidade, materialidade e imaterialidade, entre outros, entraram no léxico da investigação científica, do discurso político, em planos estratégicos de desenvolvimento e de organizações não-governamentais.

A assunção que o Ser Humano é o património mais relevante tem ajudado a construir um caminho onde o respeito pelo outro, a valorização do que nos diferencia, pode constituir uma plataforma de encontros onde os lugares e cada lugar têm um papel decisivo. É neste contexto que a cultura/património como elemento diferenciador, assume um significado progressivo e continuadamente relevante. Os territórios, enquanto lugares de construção humana, adquirem pela sua identidade/autenticidade, um papel central na sociedade global.

Ver mais Informação | Programa

Eixos temáticos