Primeiro Encontro Nacional de Profissionais da Geografia - Seia 2025

Nos dias 6 e 7 de dezembro teve lugar, em Seia, o Primeiro Encontro Nacional de Profissionais da Geografia. Embora a participação de geógrafos não tenha sido numerosa, o Encontro deixou importantes sementes para o futuro da profissão.
A partir da conferência de abertura, das diversas mesas redondas e dos resultados de um inquérito por questionário sobre os desafios atuais e futuros da Geografia, foi celebrada a Declaração da Estrela — a ser subscrita pelas três associações que integram a Task-Force Nacional para a Valorização da Geografia: APG, APROFGEO e AIG.
A Declaração da Estrela identifica diversos problemas estruturais, como a fragmentação da identidade profissional, a fraca articulação entre áreas e gerações, o défice de reconhecimento público e a precariedade das condições laborais. Defende o reforço da formação académica e contínua, a incorporação de competências emergentes e a valorização da Geografia no ensino e nas políticas públicas.
Assumindo-se como ponto de partida para uma Geografia mais visível, coesa e influente, a Declaração da Estrela reafirma o papel do geógrafo como mediador entre sociedade e território, e como agente central no planeamento e desenvolvimento sustentável.
A mesma pode ser consultada AQUI.







