Geógrafos na Imprensa | Entrevistas

⟩   José Alberto Rio Fernandes (Universidade do Porto) em entrevista na "Página 2" da RTP" a 10 de dezembro de 2022.

Entrevista ao geógrafo José Alberto Rio Fernandes, pela jornalista Sandra Sousa, na "Página 2" da RTP2, a propósito do Recenseamento Geral da População 2021. Com o apoio da cartografia de Pedro Chamusca.

Ver aqui

⟩   José Luís Zêzere (IGOT-UL) esteve em direto na "Edição da Noite" da SIC Notícias a 8 de dezembro de 2022.

José Luís Zêzere esteve em direto na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre a prevenção de cheias em Lisboa.

Ver aqui

⟩   Ana Ramos Pereira (IGOT-UL) esteve em direto na "CNN Fim de Tarde" da CNN a 8 de dezembro de 2022.

A geógrafa Ana Ramos Pereira esteve em direto no CNN Fim de Tarde da CNN Portugal para falar sobre as cheias na Grande Lisboa.

Ver aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) em declarações à revista "Reuters" a 26 de setembro de 2022.

Luís Mendes (CEG,IGOT-ULisboa) fez declarações para artigo da Reuters sobre a comunidade de nómadas digitais em Lisboa e repsectivos impactes no mercado de habitação local. Esta comunidade já ultrapassa os 35 milhões à escala global. Em diálogo com a Economista Susana Peralta e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Ler aqui

⟩   Agustin Cocola Gant, Ana Gago e Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) citados na revista internacional "Jacobin" a 02 de setembro de 2022.

Agustín Cocola Gant, Ana Gago e Luís Mendes (CEG,IGOT-ULisboa) foram citados na revista norte-americana Jacobin (02/09/2022) a propósito da agudização da crise de habitação na cidade de Lisboa. Os valores praticados no mercado de habitação (quer de aquisição de casa própria, como de arrendamento) têm-se tornado quase de acesso exclusivo para as novas procuras residenciais transnacionais, agravando as desigualdade de acesso do consumo local, reforçando precariedades e vulnerabilidades habitacionais de grupos sociais mais frágeis e de menor estatuto socioeconómico.

Ler aqui

⟩   Jorge Malheiros (CEG/IGOT-ULisboa) no jornal "Público" a 21 de agosto de 2022.
Jorge Malheiros (CEG/IGOT-ULisboa), no jornal "Público" defende que “Temos que aprender a viver com uma sociedade mais envelhecida e não devemos entender isto como algo dramático”, mas “um envelhecimento muito rápido e muito intenso implica alguma perda”.

Ler aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) na revista "Visão" a 17 de agosto de 2022.

Luís Mendes (CEG,IGOT-ULisboa) foi entrevistado para a grande reportagem que faz capa na Revista Visão desta semana "A Califórnia na Europa". O número de autorizações de residência concedidas em Portugal a cidadãos dos Estados Unidos da América disparou 45% no ano passado, comparativamente com 2020. E, desde o início de 2022, a nacionalidade norte-americana lidera a atribuição de vistos gold. No ver do geógrafo, podemos falar de uma nova procura residencial no âmbito do que se tem designado por gentrificação transnacional, do ponto de vista da estrutura motivacional do gentrifier e que se distingue daquela que caracterizava o perfil desta procura no período pré-pandémico. O que poderá resultar também em impactos diferenciados nos bairros de destino.

Ler aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "The World" a 24 de abril de 2022.

Luís Mendes (CEG,IGOT-ULisboa) faz declarações à rádio norte-americana The World (29/4/2022) sobre a evolução do Programa dos Golden Visa e impactos no mercado de habitação. O programa continua resiliente, apesar das recentes alterações legislativas, e apela a uma nova nacionalidade de procura residencial neste âmbito: os norte-americanos que já ultrapassaram a procura chinesa este ano.

Ouvir aqui

⟩   Lucinda Fonseca e Jorge Malheiros do IGOT-ULisboa/Centro de Estudos Geográficos na Lusa a 16 de março de 2022.
Lucinda Fonseca e Jorge Malheiros do IGOT-ULisboa/Centro de Estudos Geográficos - CEG foram entrevistados pela Lusa para o artigo "Portugal nas rotas migratórias com uma das leis mais avançadas em termos humanitários".

Ler aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Expresso" a 18 de março de 2022.
Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) faz declarações ao Expresso desta semana (18/3/2022) onde procura responder a algumas questões importantes: como vão ficar alojados os cerca de 20 mil ucranianos refugiados que nos estão a chegar? Que impactos terão estes fluxos no tecido socioeconómico do nosso território? Como pode o alojamento emergencial previsto no PRR responder a estas necessidades urgentes de habitação?

  Ler aqui

 
⟩   Aline Esteves (CEG/IGOT-ULisboa) na Revista E do Expresso sobre a dispersão da diáspora ucraniana nos dias que correm.
Alina Esteves (CEG/IGOT-ULisboa) fez declarações à Revista E do Expresso sobre a dispersão da diáspora ucraniana nos dias que correm.
 
⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Het Parool" a 15 de março de 2022.
Agustín Cocola-Gant e Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) fazem declarações ao Het Parool (15/3/2022) sobre a evolução dos Golden Visa durante o período da pandemia e seu impacto nas dinâmicas do imobiliário e no mercado de habitação em Lisboa.
⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no jornal "Público" a 2 de março de 2022.
Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) escreve mais um artigo no Público, desta feita, defendendo que o papel das políticas públicas para a habitação e o arrendamento deve passar pelo Estado se comprometer com uma coordenação eficaz de políticas de arrendamento que medeie os mais diversos e contraditórios interesses, stakeholders e organizações envolvidas no setor; exigir e permitir que todas as partes interessadas relevantes nos setores público e privado desempenhem um papel na realização de metas de habitação acessível e inclusiva; estabelecer e monitorar padrões para arrendamento adequado e acessível em todas as formas. O que significa que deve esforçar-se por fazerem coexistir de forma equilibrada são os três modelos de regime de propriedade previstos na Constituição da República Portuguesa e cuja lógica se deve estender também ao arrendamento: o do setor privado (portanto mercado livre), o do setor público e o do setor cooperativo e social.  
⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) na "CNN" a 16 de janeiro de 2022.
Luís Mendes, do CEG/IGOT-ULisboa, foi entrevistado na CNN Portugal a propósito da temática. Porque não baixou o valor das rendas e o preço da habitação com a pandemia? O que explica a resiliência do mercado imobiliário durante os últimos dois anos? Será o alojamento local a única causa por detrás da crise de habitação?
⟩   Pedro Chamusca (Universidade do Minho) em entrevista no jornal "Público" a 31 de dezembro de 2021.

Pedro Chamusca, geógrafo e vice-presidente da APG, em entrevista ao Público a propósito dos incentivos à valorização do interior.

Ver aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no jornal "The Guardian" a 22 de dezembro de 2021.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) foi entrevistado pelo The Guardian sobre a crise de habitação estrutural que se vive em Lisboa. O artigo inclui testemunhos de habitantes em situação de despejo, dos representantes do sector imobiliário, da Senhora Secretária de Estado da Habitação e de associações de defesa do direito à habitação. Na fotografia de capa do artigo, observamos o calçado de pessoas sem-abrigo que foram acolhidas durante o primeiro confinamento durante a Covid19.

Ver aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no jornal "Público" a 27 de dezembro de 2021.

Ana Estevens e Luís Mendes, do CEG/IGOT-ULisboa, integraram o grupo de trabalho que encabeçou a produção de parecer com os Contributos da Rede Nacional de Estudos sobre Habitação para a discussão pública da Proposta de Lei 1226/XXII - Programa Nacional de Habitação. O PNH esteve em consulta pública até dia 15 de dezembro passado. Fica aqui uma versão curta para a imprensa, deste parecer, e que foi publicada no Jornal Público.

Ver aqui

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no jornal "Expresso" a 20 de novembro de 2021.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no jornal "Expresso" a 20 de novembro de 2021. a ZDF alemã a percorrer as ruas de Alfama para reconhecer os impactos da pandemia no turismo e na vida do bairro lisboeta. "Contas feitas, em três anos surgiram 11.456 novas habitações ilegais, que se somam às 13.267 elencadas pelo IHRU em 2018. Em 2011, no último Censos, foram inventariados 6612 alojamentos familiares não-clássicos: construções precárias, abarracadas ou amovíveis. Luís Mendes, geógrafo do CEG/IGOT-UL, sustenta que "a crise de habitação da última década terá aumentado em termos absolutos os números de residentes em fogos clandestinos, muitos em situação de sobreo­cupação". Os dados dos resultados preliminares do Censos 2021 "não revelam ainda novas informações", porém, ressalva o investigador, "o avanço do processo de reconversão das áreas urbanas ilegais acaba por iludir estatisticamente o Censos, pois revelará, possivelmente, uma redução do número de fogos e de moradores em situação clandestina por via da regularização urbanística, quando não houve melhorias significativas nas condições de habitabilidade".

Ver aqui

⟩   Ana Monteiro, professora no departamento de Geografia da Universidade do Porto, a 12 de novembro de 2021, numa intervenção para a SIC, no âmbito da COP26
 
A cimeira da ONU sobre o clima, COP26 - Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro, contou com a presença de vários cientistas, nomeadamente a geógrafa e professora do departamento de Geografia da Universidade do Porto, Ana Monteiro.

Ver aqui

 

⟩   Raquel Soeiro de Brito, grande geógrafa  lusófona, no Portal Galego da Língua.

"De nome completo Maria Raquel Viegas Soeiro de Brito, nasceu no ano 1925 na freguesia de Assunção, pertencente ao concelho português de Elvas, nas portas da famosa Olivença. Filha de Ernesto Alberto Soeiro de Brito, famoso capitão que formou parte do C. E. P. na França, combateu em Flandres e sobreviveu a La Lys. Também foram famosos o seu tio-avô Joaquim Mª Soeiro de Brito, a quem dedicaram em Caldas da Rainha uma rua, e o seu irmão Joaquim Baptista, capitão da Marinha Portuguesa, que com 91 anos faleceu em Lisboa em 3 de julho de 2012. Destacada geógrafa, foi discípula do Professor Orlando Ribeiro e importante investigadora da chamada “Escola de Geografia de Lisboa”, jubilou-se em 1996 como Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa (UNL), sendo diretora do seu Departamento de Geografia e Planeamento Regional, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). Atualmente é vice-presidenta da Academia de Marinha e, embora tenha uma idade muito avançada, mantém-se ligada à atividade científica."

Ler a entrevista

 

⟩   Três artigos de opinião foram assinados no jornal "Público" por dois Geógrafos - José Alberto Rio Fernandes e Pedro Chamusca - e um economista - Joaquim Oliveira Martins.

O território que temos, o desenvolvimento que queremos e a reforma que alta. É este o tema central de três artigos de opinião que dois Geógrafos (José Alberto Rio Fernandes e Pedro Chamusca) e um Economista (Joaquim Oliveira Martins) assinaram no Público. Uma leitura obrigatória sobre a importância da Geografia na construção e implementação de políticas de desenvolvimento económico mais eficazes e no reforço da governança multinível.

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, presidente da Assembleia-geral da APG, no "jornal2" da RTP 2, a 14 de setembro de 2021.

José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, académico e presidente da assembleia-geral da Associação Portuguesa de Geógrafos, numa intervenção, no "jornal2" da RTP 2, enquanto co-autor do livro "A Baixa do Porto.  Arquitetura e Geografia Urbana"

Ver aqui (a partir dos 3'00'')

 

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no programa "Jornal + Info" 24" da "Porto Canal" a 5 de setembro de 2021.

António Bento-Gonçalves, no programa "Jornal + Info", no dia 5 de setembro de 2021.

 

 

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, presidente da Assembleia-geral da APG, no "jornal2" da RTP 2, a 28 de julho de 2021.

José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, académico e presidente da assembleia-geral da Associação Portuguesa de Geógrafos, numa longa intervenção, no "jornal2" da RTP, sobre os dados preliminares dos "Censos 2021". 

Ver aqui (a partir dos 8'08'')

 

 

⟩   Pedro Chamusca, geógrafo e membro da direção da Associação Portuguesa de Geógrafos, no programa "Portugal em Direto" da "Antena 1" a 6 de julho de 2021.

Pedro Chamusca, no programa "Portugal em Direto" da Antena 1, no dia 6 de julho de 2021, sobre a valorização do interior e a coesão territorial.

Ouvir aqui (a partir do minuto 19) ou aqui 

 

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no programa "Noite 24" da "TVI 24" a 21 de junho de 2021.

António Bento-Gonçalves, no programa "Noite 24" da TVI 24, no dia 21 de junho de 2021, pergunta: Portugal está preparado para a época de incêndios?

Ver aqui 

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) na "ZDF alemã" a 19 de maio de 2021.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) levou a ZDF alemã a percorrer as ruas de Alfama para reconhecer os impactos da pandemia no turismo e na vida do bairro lisboeta.

Ver aqui

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Jornal Económico" a 14 de maio de 2021.

A ação de movimentos sociais urbanos (MSU) de moradia em Portugal durante a pandemia de Covid-19 é o tema das reflexões do artigo “Lutas urbanas pelo direito à habitação em Lisboa em tempos de pandemia”, publicado na revista Cadernos Metrópole (vol. 23, no. 50).

Ver aqui

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Jornal Económico" a 5 de maio de 2021.

Segundo Luís Mendes, "o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) é uma oportunidade histórica para que a visão, missão, reformas e instrumentos, bem como o financiamento disponibilizado, nele contidos convirjam para proporcionar avanços significativos, não só mas também, no âmbito do arrendamento e da habitação nacional. Trata-se de um momento chave e estratégico para a realidade nacional, para o planeamento e ordenamento do território, organização e recuperação das atividades económicas e vida social e cultural do país. Entre os problemas pré-existentes, mas agravados, estão os relacionados, direta e indiretamente, com a habitação e o arrendamento. Mas a intervenção no âmbito destes aspectos merece uma análise crítica por parte dos nossos governantes. Por isso faz este apelo em mais um artigo de opinião no Jornal Económico."

Ver aqui

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Expresso" a 14 de março de 2021.

Luís Mendes (CEG/IGOT-UL) foi citado em artigo do "Expresso", a 14 de março de 2021, sobre as hortas urbanas que "estão a crescer nos bairros e prédios das cidades, valorizando os imóveis, reduzindo as cadeias de abastecimento e sequestrando o carbono, num movimento sustentável, com cada vez mais adesão e que já é incluído pela arquitetura no desenho de novos prédios de habitação."

Ver aqui

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no programa "À Volta dos Livros" da "Antena 1" a 30 de março de 2021.

António Bento-Gonçalves autor do ensaio "Os incêndios florestais em Portugal" foi o convidado do programa "À Volta dos Livros" da Antena 1 para, no dia 30 de março de 2021, falar da publicação.

Ouvir aqui 

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Le monde" a 23 de janeiro de 2021.

Luís Mendes (CEG/IGOT-UL) foi citado em artigo do Le Monde onde fala dos impactos da pandemia no turismo, na habitação e no arrendamento da cidade de Lisboa. Podem as unidades de alojamento local agora vazias ser convertidas para outros fins?

Ver aqui

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "ECOBNB" a 19 de dezembro de 2020.

Luís Mendes (CEG/IGOT-UL) foi recentemente entrevistado pela empresa social de turismo sustentável ECOBNB sobre como evitar o turismo de massas em Lisboa.

Ver aqui

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, presidente da Assembleia-geral da APG, no "jornal2" da RTP 2, a 29 de novembro de 2020.

José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, académico e presidente da assembleia-geral da Associação Portuguesa de Geógrafos, numa longa intervenção, no "jornal2" da RTP, sobre a "A Geografia do Porto". 

 

Ver aqui

 

⟩   Pedro Chamusca, membro da direção da APG, comenta para a Lusa a situação nacional sobre o Covid-19, a 27 de novembro de 2020.

Pedro Chamusca, da direção da Associação Portugesa de Geógrafos e investigador na Universidade de Aveiro, comentou, no dia 27 de novembro de 2020, a atualidade associada ao Covid-19. Segundo Pedro Chamusca, os mapas da distribuição geográfica da evolução da pandemia, feitos a partir dos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), mostram que a região está, tendencialmente, a começar a "atenuar" a situação epidemiológica. "Há sinais de que estamos a conseguir atenuar os efeitos nos territórios com mais exposição. A tendência, agora, é começarmos a atenuar a situação a duas velocidades", disse.

Ler artigo

 

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "Expresso" a 8 de novembro de 2020.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) fez recentemente declarações para o Expresso (08/11/2020) a propósito do elevado número de devolutos em território nacional, avançando com uma análise das causas do fenómeno e potenciais medidas a tomar no sentido da resolução a favor de uma dinamização do mercado de habitação acessível. Para o investigador Luís Mendes, “É difícil ter uma estimativa categórica, mas é um número que tem aumentado nas últimas décadas, devido a um mercado muito vocacionado para a construção nova que acarreta um acréscimo de alojamentos vagos, casas de segunda residência ou desocupadas”.

Ler artigo

 

⟩   Pedro Chamusca, membro da direção da APG, comenta para a Lusa a situação nacional sobre o Covid-19, a 31 de outubro de 2020.

Pedro Chamusca, da direção da Associação Portugesa de Geógrafos e investigador na Universidade de Aveiro, comentou, no dia 31 de outubro de 2020, a atualidade associada ao Covid-19. Segundo Pedro Chamusca, a variação de casos do novo coronavírus, que provoca a covid-19, "não está a crescer com uma intensidade tão forte na Área Metropolitana do Porto (AMP), mas mais no Vale do Sousa e prolongando-se para o interior, quase que acompanhando o Douro".

Ler artigo

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "New York Magazine" a 25 de outubro de 2020.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) fez recentemente declarações para a New York Magazine (25/10/2020) a propósito do alojamento local em tempo de pandemia e respetivas transformações que podem ocorrer, como é o caso do retorno aos arrendamentos a longo prazo.  

Ler artigo

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) no "New York Magazine" a 13 de agosto de 2020.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) fez recentemente declarações para a New York Magazine (13/08/2020) a propósito das quebras de ocupação no sector do airbnb e do interesse pelo arrendamento acessível de alguns operadores de alojamento local.

Ler artigo

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no Porto Canal "Jornal das 21H" a 10 de agosto de 2020. 

Incêndio Florestal no Parque Nacional Penada Gerês foi o mote para a participação do Prof. Bento-Gonçalves, docente da UMinho e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no Porto Canal - Jornal das 21h (10.08.2020).

 

⟩   Daniel Paiva, docente na FSCH (Univ. Nova de Lisboa), escreve artigo em co-autoria no The Conversation

Daniel Paiva, docente na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, publicou no dia 23 de junho de 2020, em co-autoria, no The Conversation, um artigo intitulado "A qué suena una ciudade turística sin turistas?"

Ler artigo

 

⟩   Ana Estevens e Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) escrevem na edição portuguesa de Julho do "Le Monde Diplomatique"

Ana Estevens, em colaboração com Ana Catarino, mostra em "Os imprescindíveis dos bairros autoconstruídos" a realidade destes bairros informais, lugares em que persiste, com todo o risco sanitário e social, uma ausência de direitos ao habitat e à cidade. Luís Mendes, com o artigo intitulado "Será possível um outro modelo de turismo urbano no pós-covid?", contribui para o dossier "turismo, ano zero", reflectindo sobre os impactos sociais, ambientais e económicos do turismo à** escala global, quais as fragilidades e desafios que a pandemia coloca ao sector em espaço urbano.

Índice completo de artigos aqui:

https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1354

<https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1354&fbclid=IwAR1gCZSWB0DRPxnJcUHFN0_s9Y0UK3kMp3HC_Yl-QLze3DrxR07W4HG9MMg>

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no Porto Canal "Jornal das 21H" a 12 de julho de 2020. 

"Onda de calor e incêndios florestais em Portugal" foi o mote para a participação do Prof. Bento-Gonçalves, docente da UMinho e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no Porto Canal - Jornal das 21h (12.07.2020)

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) acompanha a "Rai Radio 3" a 15 de junho de 2020.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) acompanha a Rai Radio 3 (15/06/2020) numa viagem pela expansão da geografia das fronteiras da gentrificação, explorando as diferentes paisagens sonoras da cidade de Lisboa, partindo do bairro de Alfama até Marvila.

Ler artigo

 

⟩   Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) fala ao "Le Monde" a 27 de maio de 2020.

Luís Mendes (CEG/IGOT-ULisboa) fala ao Le Monde (27/05/2020) sobre as dinâmicas do alojamento local e da habitação na Lisboa durante o período pandémico. 

Ler artigo

 

⟩   Projeto sobre vulnerabilidades de territórios em Portugal continental, coordenado pela académica e geógrafa Teresa Sá Marques, no jornal "Público" a 12 de junho de 2020. 

Como as marcas da pandemia afectam o país frágil e o robusto. Segundo o jornal "Público", uma equipa de geógrafos da Universidade do Porto analisa dezenas de indicadores que permitem distinguir sete perfis de vulnerabilidades de territórios em Portugal continental. “Com a crise pandémica 2020 podem abrir-se oportunidade que nós até desconhecemos”, diz a coordenadora do projecto Teresa Sá Marques.

Ler artigo

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, geógrafo e presidente da assembleia-geral da Associação Portuguesa de Geógrafos, no "Jornal2" da RTP a 5 de junho de 2020. 

José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, académico e presidente da assembleia-geral da Associação Portuguesa de Geógrafos, numa curta intervenção, no "jornal2" da RTP, sobre a "Pandemia e o Planeta". 

 

Ver a partir dos 25'45''

 

⟩   João Seixas e Luís Mendes, geógrafos, no jornal "JN" a 2 de junho de 2020. 

"Lisboa terá de reinventar-se com turismo moderado" é o título que serve de mote para uma notícia sobre o turismo em Lisboa e na qual são referidos os geógrafos João Seixas e Luís Mendes.

Ler a entrevista

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no Webinar "Proteção Civil Municipal e a Covid-19" a 13 de maio de 2020. 

Realizou-se no passado dia 13 de maio, a parti das 17h00, uma sessão webinar consignada ao tema "Proteção Civil Municipal e a COVID-19". O papel da Proteção Civil Municipal no âmbito de crises sanitárias mereceu uma reflexão conjunta por parte do painel moderado por António Vieira (Departamento de Geografia do ICS) e composto por António Bento Gonçalves (Departamento de Geografia do ICS e Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos), Rui Mendes (CM de Baião), Vânia Marçal (CM de VN de Famalicão) e Vítor Azevedo (CM de Braga). Com um enfoque especial na experiência das autarquias de Baião, Braga e Vila Nova de Famalicão, os oradores convidados debateram a importância dos serviços municipais de proteção civil na ativação de planos de emergência e de medidas de contenção da COVID-19.

Assistir à sessão Webinar

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, geógrafo e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no "Jornal2" da RTP a 22 de abril de 2020. 

José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, académico e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, numa curta intervenção, no "jornal2" da RTP, sobre o "Dia Mundial da Terra". 

 

Ver a partir dos 16'34''

 

 

⟩   João Ferrão, professor e geógrafo, reflete sobre o Covid-19 no jornal "Público" | 22 de abril de 2020

João Ferrão, professor e geógrafo, no jornal "Público", a 16 de Abril de 2020, partilha uma reflexão geográfica e cautelosa sobre o Covid 19. Segundo o próprio, é, sem dúvida, importante divulgar informação regionalizada e apontar potenciais causas para os resultados diferenciados observados nas diversas regiões. Mas convém enquadrar estes resultados numa visão mais ampla, quer do ponto de vista conceptual, quer no que se refere ao conhecimento do território de Portugal continental.

Ler a entrevista

 

⟩   Hélder Santos, geógrafo, no "Telejornal" da RTP a 13 de abril de 2020. 

Hélder Santos, professor e geógrafo, numa reportagem do "Telejornal" da RTP sobre o E@D no 3.º período do ano letivo 2019/2020. 

Ver a partir dos 29'10''

 

 

⟩   Miguel Bastos Araújo, geógrafo, na revista "Visão" a 13 de março de 2020.  

Miguel Bastos Araújo, especialista em alterações climáticas, fez uma simulação para perceber como se propagará o Covid-19 mês a mês, segundo o clima. Veja o mapa que mostra a evolução.

Ler a reportagem

 

⟩   Luís Mendes, geógrafo (CEG/IGOT-UL), na reportagem da RTP "Linha da Frente" de 27 de fevereiro de 2020. 

O geógrafo Luís Mendes (CEG/IGOT-UL) fez uma participação especial na reportagem Linha da Frente da RTP "Despejados" (27/02/2020), tecendo considerações sobre as distorções do mercado de habitação em Lisboa e o custo social dos despejos. Para rever a reportagem:

Ver a intervenção a partir dos 9'10''

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no "Portocanal" de 24 de fevereiro de 2020. 

Intervenção de José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, sobre os empreendimentos de luxo que estão a ser construídos na marginal de Vila Nova de Gaia e que têm gerado várias denúncias sobre a legalidade da mesma.

Ver a intervenção

 

⟩  Jorge Malheiros, professor e geógrafo, em entrevista ao Observatório das Desigualdades | reflete sobre o Covid-19 no jornal "Público" | 12 de fevereiro de 2020

O Geógrafo Jorge Malheiros foi entrevistado pelo Observatório das Desigualdades. A iniciativa desenvolveu-se no âmbito do evento "Desigualdades, Educação e Imigração: Diagnósticos e Políticas".
 

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, no "Jornal de Notícias" de 11 de fevereiro de 2020.

O geógrafo, investigador e professor universitário Rio Fernandes considerou, no passado dia 11 de fevereiro, que a construção de edifícios habitacionais "de grande impacto" em linha com o Estuário do Douro, em Vila Nova de Gaia, é "uma completa asneira ambiental". "É muito questionável como é que se pode ter licenciado aquilo quando se fala tanto de alterações climáticas e de subida do nível das águas. Mas foi algo feito há 10 ou 20 anos, não será possível agora alterar o rumo do processo, ainda que continue a fazer sentido alertar. Pude verificar que há ali um conjunto de construções de edifícios mesmo muito próximos da linha de água, o que é uma completa intrusão paisagística e completa asneira ambiental", disse, à agência, Lusa Rio Fernandes.

Ler a entrevista

 

⟩   Teresa Sá Marques, geógrafa, em entrevista ao jornal "Público".

Teresa Sá Marques, geógrafa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi a coordenadora científica de um plano que tenta apontar um caminho para a forma como vamos gerir o território nacional até 2030, sabendo que enfrentamos grandes desafios como o declínio demográfico ou as alterações climáticas. Entrevista ao jornal o "Público" no dia 19 de janeiro de 2020.

Ler e ouvir a entrevista

 

 

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, convidado no "Jornal 2", da RTP2, para comentar Lisboa Capital Verde Europeia 2020. 

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 11 de janeiro de 2020, esteve no "Jornal 2", da RTP2, para comentar Lisboa Capital Verde Europeia durante o ano 2020.

Ver intervenção a partir dos 15'08''

 

 

 

⟩   Luís Filipe Mendes, geógrafo, em entrevista à "Revista Fair Wohnen" 

Luís Mendes (CEG/IGOT-UL) foi entrevistado pela Revista Fair Wohnen (29/11/2019) onde apresenta as causas estruturantes da crise de habitação em Lisboa e as distorções do seu mercado de habitação.

Leia a entrevista

 

 

⟩   António Bento-Gonçalves, geógrafo, com participação na "Antena Aberta", da Antena 1

António Bento-Gonçalves, geógrafo, ajuda-nos a perceber melhor o que se está a passar no planeamento municipal no âmbito do relatório "As conclusões do Tribunal de Contas sobre os planos das autarquias contra os fogos rurais".

 

Ouça a entrevista (a partir dos 4'21'')

 

⟩   Luís Filipe Mendes, geógrafo, em entrevista ao "El Confidencial" 

Luís Filipe Mendes, geógrafo, numa entrevista muito interessante ao "El Confidencial" onde nos fala sobre o processo de gentrificação.

Leia a entrevista

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, convidado no "Jornal 2", da RTP2, para comentar as mudanças climáticas, o novo aeroporto e o XII Congresso da Geografia Portuguesa.

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 2 de novembro de 2019, esteve no "Jornal 2", da RTP2, para refletir sobre as mudanças climáticas, o novo aeroporto e o XII Congresso da Geografia Portuguesa. "A Geografia importa!"

 

Ver intervenção a partir dos 4'28''

 

⟩   Jorge Gonçalves, geógrafo, com artigo de opinião no jornal "Público".

O Professor na Universidade de Lisboa, Jorge Gonçalvesm escreveu, para o jornal "Público", no dia 23 de outubro de 2019, o artigo de opinião: "De gigante económico a anão político: como gerir a dupla personalidade da Área Metropolitana de Lisboa?" 

Segundo o mesmo, "O reconhecimento efetivo da escala metropolitana como um patamar intermédio essencial entre a administração central e local esbarra, no entanto, no interesse de ambas. À primeira, como se vê pelo recente pacote da descentralização, interessa a manutenção de uma relação direta com os municípios sem a intermediação do nível regional ou metropolitano, perpetuando a sua presença e até reforçando-a. Esta aporia estende-se aos municípios que, assumindo-se como porta-voz legítimos das ambições e expectativas dos territórios que democraticamente administram, alheiam-se das vantagens que a escala metropolitana pode assegurar, bem como potenciam o alastramento de fenómenos de egoísmo e miopia (“nymbismo”) em domínios como o ambiental, a habitação ou a mobilidade, entre outros, onde os ganhos na cooperação seriam evidentes."

 

⟩   Miguel Bastos Araújo, geógrafo e Prémio Pessoa, convidado pela Antena1: "Político por 1 minuto".

O Professor da Universidade de Évora, que aceitou o desafio da Antena1, diz que se fosse político tentaria implementar medidas não para os próximos 5 anos, mas para os próximos 30. O geógrafo, foi na manhã, do dia 3 de outubro, político por 1 Minuto.

Ouça a intervenção

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, convidado no "Jornal 2", da RTP2, para comentar o furacão nos Açores.

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 2 de outubro, esteve no "Jornal 2", da RTP2, para refletir sobre o furacão nos açores e o aumento da frequência de fenómenos extremos".

Veja a intervenção a partir dos 4'47''

 

 

 

⟩   Gonçalo Vieira, investigador do IGOT, na SIC Notícias para alertar sobre os avisos que chegam das regiões polares.

No passado 30 de setembro de 2019, Gonçalo Vieira, investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, participou numa reportagem da SIC Notícias, onde alertou para as elevadas taxas de erosão associadas a um mais quente, com menos gelo e mais ondulação. O geógrafo lembra também que, havendo menos gelo no Ártico, o reequilíbrio é cada vez mais difícil, porque o gelo reflete a radiação solar e "a partir do momento em que ele desaparece, essa energia solar incidente não vai ser refletida de novo para o espaço e passa a ser absorvida pelo oceano". Além do Ártico, também a Antártida e a Gronelândia estão a sofrer mudanças rápidas e preocupantes, indicadoras de um sistema climático que já está em desequilíbrio.

Veja a interveção

 

⟩   Ana Monteiro, geógrafa, investigadora e professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, convidada da "Praça da Alegria", da RTP1, para comentar a eliminação da carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra.

No dia 24 de Setembro de 2019, a Praça da Alegria recebeu Alexandra Bento, Ana Monteiro e Àlvaro Mendonça para debateram a eliminação da carne de vaca das cantinas como solução para salvar o nosso planeta.

Veja a intervenção

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, convidado no "Jornal 2", da RTP2, para comentar a floresta nacional.

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 16 de agosto, esteve no "Jornal 2", da RTP2, para refletir sobre "Por que arde a floresta?".

Veja a intervenção a partir dos 20'00''

 

 

⟩   Miguel Bastos Araújo, geógrafo e Prémio Pessoa, convidado do "PODCAST" para uma reflexão sobre as alterações climáticas.

Os assuntos são as alterações climáticas, a biodiversidade, a transição energética, a política florestal e tudo o que se relaciona com a urgência ambiental em que vivemos. Miguel Bastos Araújo, licenciado em geografia em Lisboa, doutorou-se em Londres e é, com 50 anos, investigador-coordenador do Museu Natural de Ciências Naturais de Madrid, investigador-coordenador convidado da Universidade de Évora e professor catedrático convidado na Universidade de Copenhaga e no Imperial College de Londres. 

Assista ao programa

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, convidado no "Jornal 2", da RTP2, para comentar as incêndios florestais.

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 22 de julho, esteve no "Jornal 2", da RTP2, a comentar os incêndios florestais.

Veja a intervenção a partir dos 9'28''

 

 

⟩   João Seixas, Professor Auxiliar na FCSH da Nova, convidado do "PODCAST" para uma reflexão sobre o espaço urbano. 

João Seixas, Professor Auxiliar na FCSH da Nova, conversa, a 12 de junho de 2019, com o jornalista Daniel Oliveira sobre as problemáticas atuais do espaço urbano numa perspetiva geográfica.

Assista ao programa

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, convidado no "Jornal 2", da RTP2, para comentar as alterações climáticas.

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 5 de junho, esteve no "Jornal 2", da RTP2, a comentar as alterações clmáticas.

Veja a intervenção a partir dos 12'53''

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, integrou o painel do programa "Prós e Contras", da RTP1, para uma reflexão coletiva sobre a mobilidade urbana.

José Alberto Rio Fernandes, Presidente da Associação Portugesa de Geógrafos, no passado dia 4 de junho, esteve no programa da RTP1 "Prós e Contras", consignado ao tema "Hora de Ponta", para partilhar o seu conhecimento sobre a mobilidade urbana.

Veja a intervenção a partir dos 26'26''

 

⟩   Miguel Bastos Araújo, Geógrafo e Prémio Pessoa, convidado no programa "Prós e Contras", da RTP1, para comentar as alterações climáticas.

Miguel Bastos Araújo, Geógrafo e Prémio Pessoa 2018, esteve, no passado dia 25 de março, no programa da RTP "Prós e Contras", consignado ao tema "A ameaça silenciosa", para partilhar o seu conhecimento sobre as alterações climáticas.

Veja a intervenção a partir dos 9'17''

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes, Presidente da APG, convidado no "Jornal 2", da RTP 2, para comentar o ciclone tropical.

Ciclone Idai provocou elevados estragos em Moçambique. Em virtude das alterações climáticas, regista-se um aumento da frequência e intensidade dos fenómenos extremos. Apesar da previsão do  fenómeno natural, os países em desenvolvimento apresentam incapacidade na prevenção.

Veja a reportagem a partir dos 7'18''.

 

 

⟩   Aceda no Jornal Público.pt às rubricas: (Local) ESTUDO: "Política de habitação beneficia a classe média há 2000 anos" de [25/11/2017] e à rubrica (Local) LISBOA: "Casas para a classe média em bairros sociais: fim do estigma ou engodo?" de [24/01/2019 | as opiniões dos Investigadores Gonçalo Antunes (da FCSH) e Luis Mendes (do IGOT)

Veja o trabalho do Jornalista do Público.pt, João Pedro Pincha de 25 de Novembro de 2017, sobre política de habitação comentada por Gonçalo Antunes. João Pedro Pincha e Luísa Pinto do Jornal Público em Janeiro de 2019 entrevistam Gonçalo Antunes e Luis Mendes abordando questões como o "Programa Espacial de Realojamento (PER)”, políticas de realojamento, programas de renda convencionada e de renda apoiada onde os Investigadores expressam a sua opinião.

(…) Desde o fim do século XIX que se fala em erradicar barracas, mas elas ainda existem em alguns locais perto de Lisboa e Porto. A classe média, que actualmente enfrenta um problema habitacional, esteve sempre no topo das preocupações políticas. (…) | [25/11/2017]

Ver Reportagem do Público.pt

(…) Autarquia lisboeta e associações de moradores congratulam-se por "combate à guetização" dos bairros. Perdem-se casas para os mais pobres e falta oferta intermédia, alertam especialistas. (…) |[24/01/2019]

Ver Reportagem do Público.pt

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes na rtp1 no Programa "Prós e Contras" de 22 de Janeiro de 2019 

A voz aos geógrafos no "Prós e Contras". Descentralização| ep. 321 Jan. 2019 | temporada 17

Porque como muitos já sabem, a Geografia importa!

           Ver ep. 321 Jan. 2019:

           [1.ª parte] & [2.ª parte] [JARF aos 4‘10” da 2. parte]

            FaceBook

 

 

⟩   Presidente da APG no Jornal 2 RTP de 19 de Janeiro de 2019

José Alberto Rio Fernandes ao Jornal 2 da RTP sobre a questão da descentralização.

Ver entrevista aos 5’5’’

 

 

 

 

⟩   Elisabete Jacinto vence pela primeira vez o África Eco Race

(...) Piloto portuguesa venceu na última etapa que conta para a tabela classificativa. A piloto portuguesa Elisabete Jacinto, em MAN (marca do veículo), venceu pela primeira vez a prova de todo-o-terreno África Eco Race, ao terminar na segunda posição nos camiões a 11.ª etapa da competição, que decorreu na Mauritânia (...)

Ver a notícia na rubrica Todo-o-terreno do Jornal o público.pt

 

 

 

⟩   Miguel Araújo, Prémio Pessoa ao jornaldenegocios.pt na rubrica Weekend 

Miguel Araújo, prémio Pessoa ao www.jornaldenegocios.pt na rubrica Weekend : Miguel Bastos Araújo: “O conhecimento científico pode retirar graus de liberdade à política”.

A entrevista em jornaldenegocios.pt [por Filipa Lino e Fotografia de Sérgio Lemos]

 

 

 

 

 

 

 

⟩   José Luis Zêzere na SIC Notícias | 20.11.2018 00h17

José Luís Zêzere, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e Carlos Dinis da Gama, do Centro Geotécnico do Instituto Superior Técnico, dizem que o peso da retroscavadora que se encontrava no local poderá ter desencadeado o início da derrocada. Os dois especialistas apontam também para a saturação do solo, com a entrada de água nos terrenos.

                                                                                                                    Ver Entrevista 0’35’’

 

 

⟩   José Alberto Rio Fernandes no Programa Prós e Contras (XVI): Erosão à Vista | 05 Nov, 2018 | Episódio 33

No início do Programa é exibida uma reportagem introdutória da Jornalista Vânia Correia sobre os problemas da orla costeira (OC) enquadrando o Plano da Orla Costeira da Agência Portuguesa do Ambiente: aos 2’14” José Alberto Rio Fernandes (JARF) comenta o avanço do mar e os estudos sobre a OC que apontam para a necessidade de prevenir desastres. JARF menciona as opções de manter o consolidado; demolir o ilegal e actuar racionalmente no médio prazo agindo sobre situações anómalas (…)

                           Ver Programa | 05 Nov, 2018 | Episódio 33 [aos 2.14 JARF]

 

 

⟩   Jorsé Luis Zêzere na SIC: Expresso da Meia-Noite | 24.10.2018

(...) Quando o Estado falha

Ricardo Costa e Bernardo Ferrão, da SIC, com Paulo Teixeira, vereador da Câmara Municipal Marco de Canavezes, Carlos Alberto Cupeto, professor de Geociências da Universidade de Évora, Hélder Amaral, deputado do CDS-PP, José Luis Zêzere, investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. (...)

 

⟩   Jornal 2 | Presidente da APG na rtp2 em 31 de Outubro de 2018

José Alberto Rio Fernandes Presidente da APG no Jornal 2 em 31 de Outubro de 2018 comenta o PNPOT e a pressão sobre a orla costeira.

Ver Entrevista a partir das 10’40’’

 

 

⟩   Entrevista do Geógrafo Manuel Tão ao Jornal das 12h da RTP | 03 de Setembro de 2018

Espaço aos geógrafos. Na RTP. O Geógrafo Manuel Tão, da Universidade do Algarve. Um especialista em mobilidade, um apaixonado por comboios.

                             Ver entrevista ao 25’52’’

 

⟩   Entrevista de José Alberto Rio Fernandes à RTP em 25 de Agosto: Porto. Cidade não mudou devido ao incêndio no Chiado

(...) Na Invicta, a cidade não mudou por causa de uma tragédia, mas sim devido a grandes investimentos, como o metro, a capital da cultura ou o Europeu de futebol. De resto, o percurso de lisboa e porto tem sido diferente ao longo dos anos no que diz respeito aos edifícios construídos e ordenamento do território. (...)

Ver entrevista aos 00’30’’

 

 

 

 

 

⟩  A alteração ao Programa Nacional de Politica de Ordenamento do Território (PNPOT) por José Alberto Rio Fernandes

Texto do Presidente de APG na Smart Cities, sobre a alteração ao Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT). Um passo na direção certa, para a valorização da dimensão territorial do desenvolvimento, em todas as suas vertentes: económica, social, ambiental, cultural, ...

                    Ver texto na Smart Cities

 

⟩ Entrevista a Regina Salvador no Programa da Manhã da RTP1

Portugal lidera estudos sobre os Oceanos –

Ver Entrevista da Professora Regina Salvador

 

 

⟩ Entrevista de Alberto Rio Fernandes à RTP2 em 06 de Agosto de 2018

De novo o Presidente da APG com João Fernando Ramos. Mais incêndios. O discurso de sempre: necessidade de ordenamento do território, trabalho de médio prazo e mais profissionalismo e incorporação de conhecimento na prevenção, porque ataque, em grandes incêndios, não é fácil (como se vê na Califórnia ou Grécia). Não adianta pensar que os incêndios nos vão deixar, sobretudo com cada vez mais elevadas temperaturas e secura (ver média decenal desde há mais de um século), e com a floresta que (não) temos.

Muito se fez de 2017 para 2018. Pouco, ainda assim, sobretudo se olharmos no médio prazo e na quantidade de ignições que continuam a ocorrer durante a noite...

                          Ver entrevista aos 14’12’’

 

 

⟩ Entrevista de Heitor Gomes à TVi | 04 de Agosto

Heitor Gomes, associado da APG e antigo membro da direção da APG em entrevista ao Jornal das 8 da TVi, sobre Alterações climáticas.

                      Ver Entrevista

 

 

 

⟩ Entrevista com o Geógrafo António Bento Gonçalves

António Bento-Gonçalves, Geografo e Professor na Universidade do Minho em entrevista ao Jornal 3/11 da RTP3 em 10/08/2018 a propósito do incêndio de Monchique.

Ver Entrevista aos 11’17’’

 

 

 

 

  José Alberto Rio Fernandes no Jornal 2 - RTP de 07 Julho, 2018 aos 17'40'' | sobre aquecimento global (...)

O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS, José Alberto Rio Fernandes, no Jornal RTP 2, no dia 07 de Julho; além de questões relacionadas com o "aquecimento global”, fala também sobre o protocolo a entregar ao senhor primeiro ministro sobre a valorização do território: "Declaração do Território".                   

                 Ver Entrevista (17'40)

 

 

⟩ Entrevista do Professsor José Alberto Rio Fernanandes ao Jornal o Público em 27 de Maio de 2018: "A mobilidade como factor de justiça"

(...) O geógrafo Rio Fernandes fala da mobilidade como factor de justiça. E pede mais atenção dos decisores a quem anda a pé. Entrevista conduzida por Abel Coentrão.

Numa semana em que se organizaram várias iniciativas dedicadas ao ambiente e à mobilidade, o investigador José Alberto Rio Fernandes, presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, esteve no Mobitrans, no Porto, com uma intervenção marcada por alguns avisos à navegação. Entrevista com um académico mais interessado nas pessoas do que nas tecnologias, e no conforto urbano do que na competitividade entre cidades. (...)

Ver Entrevista

 

⟩ José Alberto Rio Fernandes, no Jornal RTP 2, no dia 23 de Abril

 

O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓGRAFOS, José Alberto Rio Fernandes, no Jornal RTP 2, no dia 23 de Abril, sobre o “incentivo ao arrendamento”, fala também de livros.

                Ver Entrevista  por volta dos 7’00.

 

⟩ Regina Salvador na Edição da Manhã da SIC Notícias sobre o encontro: "Política marítima integrada e o Crescimento Azul na União europeia"

"Política Marítima integrada e o Crescimento Azul na União Europeia"

Regina Salvador, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, esteva na Edição da Manhã de 20/03/2018 para falar sobre o encontro: "Política Marítima integrada e o Crescimento Azul na União Europeia". Representantes de várias instituições europeias discutiram o tema em 20/03/2018, em Lisboa

Ver Entrevista

 

 

  José Alberto Rio Fernandes no Jornal 2 - RTP de 27 Fevereiro, 2018 | sobre a descentralização                                              

           Ver entrevista aos 4’20’’ aqui

 

 

 Entrevista do Professor Jorge Malheiros ao Jornal Público: 22 de Janeiro de 2018

Em breve, jovens não chegarão para satisfazer necessidades do mercado de trabalho

Jorge Malheiros, especialista em geografia da população, acredita que vai ser possível inverter a tendência de declínio populacional dentro de alguns anos. Por ALEXANDRA CAMPOS

(…) Parece um paradoxo: a taxa de desemprego é hoje elevada entre os jovens. Mas, se a economia portuguesa retomar os valores médios de crescimento económico das últimas décadas, em breve o país não terá gente suficiente para as suas necessidades de mão-de-obra. Quem o diz é Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. (…)

Ver Entrevista

 José Alberto Rio Fernandes: Presidente da APG em entrevista ao Jornal 2 da RTP em 16/10/2017 - 16'15'' | "Como Mudar a Floresta"

 

 

  Veja aqui a partir do 16º min.,  a entrevista à RTP 2 do Presidente da APG,

   Professor Alberto Rio Fernandes: “Como Mudar a Floresta”.

 

 

 

 José Luís Zêzere: debate na TVI24: Os incêndios de 15 de outubro

(…) O Prof. José Luís Zêzere foi convidado do programa Especial Informação da TVI24, apresentado pelo jornalista Pedro Pinto, no dia 16 de outubro de 2017, onde se debateu a situação vivida no dia 15 de outubro, com a deflagração de fogos florestais de grande violência e que provocaram devastação e mortes no território nacional a norte do rio Tejo. (…)

 

Ver notícia completa no Site do IGOT, aqui

(...) Para ver ou rever no TVI Player: Especial Informação – Portugal devastado pelos fogos – Intervenções do Prof. José Luís Zêzere a partir do minuto 42′ (...)

 Jorge Malheiros: Imigração, Fronteiras e Asilo | Entrevista ao 360º na RTP | 24/07/2017 - 20'50

 

Veja aqui a partir do 20º min.,  a entrevista em 24 de Julho de Jorge Malheiros, Professor do IGOT, ex Presidente da APG a propósito da Imigração, Fronteiras e Asilo.

 

 

 

 Miguel Medeiros: Um mês depois da tragédia | Entrevista ao 360º na RTP | 27/07/2017 - 20'50

 

Veja aqui a partir do 33'30'', a entrevista em 27 de Julho de José Miguel Medeiros, Geógrafo e deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura, a propósito da tragédia dos Fogos em Portugal/Falhas no SIRESP, um mês depois da tragédia.

  

 

 Presidente da APG na RTP | 24 Jun, 2017

 

 

 

Prof. José Alberto Rio Fernandes, Presidente da APG em entrevista no Jornal 2 da RTP aos 3'30''.

Ver entrevista

 

 

 

 Entrevista a António Bento-Gonçalves | 29/06/2017 | 3 às 11 - RTP 3

 

António Bento Gonçalves, Prof. do Dep. Geografia da Universidade do Minho a propósito do reordenamento da Floresta.

Ver entrevista

 

 José Luís Zêzere em entrevista à TVI sobre incêndio | 2017-06-19 10h49

 

Entrevista a José Luís Zêzere, vice-presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território: "Vocação florestal do país é muito discutível".

Ver entrevista

 

 

 

 Jorge Malheiros | Entrevista ao 360º na RTP | 19/06/2017 - 24'50

 

Veja aqui a entrevista de Jorge Malheiros, Professor do IGOT, ex Presidente da APG a propósito do incêncio em Pedrógão Grande em 19/06/2017.

 

 

 

Prof. Gonçalo Vieira fala ao Diário de Notícias sobre a investigação científica polar Portuguesa | 15 de abril

 

No passado dia 15 de abril foi publicada uma entrevista ao Prof. Gonçalo Vieira no jornal Diário de Notícias.

 

Nesta entrevista, o Prof. Gonçalo Vieira, docente do IGOT e investigador do Centro de Estudos Geográficos, fala sobre a “aventura” da investigação científica em Portugal e sobre o grande empenho que foi necessário para manter o objectivo de Portugal ter uma política de apoio à investigação polar.

 

O Programa Polar português e a forma como os parcos recursos financeiros são utilizados para viabilizar as campanhas no Ártico e na Antártida são também tema desta entrevista, na qual o Prof. Gonçalo Vieira alerta para a necessidade do reforço do financiamento para se manter a qualidade da produção científica a níveis internacionais.

Leia a entrevista completa aqui

 

José Manuel Simões fala sobre o Turismo em Lisboa no programa Biosfera da RTP2 | 1 de abril de 2017

 

O Prof. José Manuel Simões foi um dos convidados do programa Biosfera que foi emitido no passado dia 1 de abril de 2017 na RTP2 e que se debruçou sobre o tema “Evolução Turística nos Centros Históricos de Lisboa e Porto“.

 

O Prof. José Manuel Simões apresentou algumas das razões que levam Lisboa a ser um destino atractivo, salientando a importância do aparecimento de novos produtos turísticos, a influência das companhias aéreas low-cost, bem como a criação dos alojamentos com características muito diversificadas. O Prof. José Manuel Simões referiu ainda que Lisboa tem mais para oferecer do que apenas a cidade, enfatizou a importância que tem todo o património histórico, cultural e natural de toda a região metropolitana.

Pode ver ou rever o programa completo no RTPplay 

 

Prof. José Luís Zêzere refere ao Diário de Notícias a necessidade de medidas de ordenamento e proteção civil

 

No passado dia 30 de março, no âmbito da participação no Seminário de Riscos, Segurança e Cidadania que decorreu em Setúbal, o Prof. José Luís Zêzere referiu a necessidade de rigorosas medidas de política de ordenamento do território e de proteção civil para a eventualidade de ocorrência de sismos seguidos de tsunami em Portugal e, em particular, na região de Lisboa.

 

Para o efeito o docente do IGOT e investigador do CEG salientou ao Diário de Notícias que se deve começar pelo “reforço de edifícios estratégicos, como hospitais, centros de saúde, quartéis de bombeiros, escolas ou centros comerciais, onde ocorrem habitualmente grandes concentrações de pessoas. E atenção aos arruamentos.

Ver Notícia completa

 

 ⟩ Prof. Jorge Malheiros comenta aumento da esperança média de vida na RTP3

 

O Prof. Jorge Malheiros, docente do IGOT e investigador do Centro de Estudos Geográficos, comenta no programa 3às11 da RTP3, em 30 de Março, a previsão do Instituto Nacional de Estatística do aumento da esperança média de vida em Portugal para os 90 anos de idade no horizonte do ano 2080.

 

Um comentário muito interessante que salienta a importância do aumento da esperança média de vida com qualidade, discutindo-se também os cuidados de saúde, a sustentabilidade do regime de segurança socialequilíbrio entre os diversos grupos etários ou os fluxos de população.

 

Uma verdadeira lição de Geografia da População a não perder!

Ver Programa

 

 Prof.ª Maria Lucinda Fonseca no programa Opinião Pública da SIC Noticias 10/03/2017

 

No Programa Opinião Pública, a Prof.ª Maria Lucinda Fonseca, docente do IGOT e investigadora do Centro de Estudos Geográficos, apresenta as razões explicativas para os baixos valores de natalidade em Portugal.

Aqui fica um excerto da entrevista no YouTube para ver na íntegra aqui 

 

 Prof. José Luís Zêzere explica ao Diário de Notícias as razões da ocorrência de movimentos de vertente

 

Num artigo publicado no dia 6 de março de 2017 no jornal Diário de Notícias (DN), o Prof. José Luís Zêzere explica os motivos do deslizamento ocorrido na Rua Damasceno Monteiro e apresenta os dados da base de dados Disaster do Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

 

Conforme refere o artigo do DN, o estudo realizado pelo CEG/IGOT e a base de dados daí resultante é “o maior levantamento científico de cheias e derrocadas que causaram vítimas mortais em Portugal no último século e meio, com base na informação publicada em jornais. Ali se podem consultar os perfis de risco para cada um dos concelhos do país“.

 

No artigo, o Prof. José Luís Zêzere esclarece que não há necessidade de se adotar uma abordagem radical de proibição de construção em áreas classificadas, reconhecendo que existem “alguns constrangimentos geotécnicos que levantam problemas à construção na cidade de Lisboa mas com a engenharia disponível podem ser resolvidos sem custos adicionais“.

Leia o artigo completo aqui

 

 RTP Notícias: Montijo vai receber voos comerciais em 2021 - entrevista à rtp2 [15 Fev, 2017, 22:44] - de José Alberto Rio Fernandes presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos

 

(...) "A solução é Lisboa mais Montijo. ANA e governo assinaram o documento que na prática firma a escolha da Base Aérea como futuro aeroporto complementar de Lisboa.

 

As obras devem começar em 2019. Os primeiros voos comerciais devem aterrar na BA6 em finais de 2021, inícios do ano seguinte.

 

No Jornal 2 o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos [3'35''] lembra que estruturas aeroportuárias competitivas e capazes são fundamentais para garantir resposta capaz a um aumento exponencial da procura pelo transporte aéreo na Europa.

 

Segundo a ANA os aeroportos nacionais têm, desde 2013, crescido ao ritmo mais alto no Velho Continente: 14,2%

Com a solução Portela Montijo fica assegurada a duplicação da capacidade atual de transporte aéreo da região de Lisboa, que passará a poder movimentar 72 aviões por hora e transportar 50 milhões de passageiros por ano. (...)"

Início da entrevista ao Presidente da APG: 3'35''

Ver mais informação

 

 ⟩ Prof. Gonçalo Vieira, docente do IGOT/CEG e coordenador do Programa Polar Português explica, na SIC Notícias, por que razão se poderá formar um gigantesco icebergue na Antártida a partir da plataforma Larsen C

 

O Prof. Gonçalo Vieira, docente do IGOT, Investigador do Centro de Estudos Geográficos e coordenador do Programa Polar Português, explicou à SIC Notícias as consequências da fissura existente na plataforma Larsen C. Gonçalo Vieira  alerta para a velocidade como estes fenómenos estão a ocorrer, como sucedeu com a plataforma Larsen B em 2002. A aceleração dos glaciares continentais para o oceano pode provocar um aumento do nível das águas do mar.

 

Ver reportagem SIC Notícias, 06/01/2017

 

 

 Gonçalo Vieira no "O Princípio da Incerteza" sobre alterações climáticas | RTP 3  - Programa:  "O Princípio da Incerteza" de 19/11/2016

 

Viriato Soromenho Marques, Helena Matos e Daniel Deusdado foram os protagonistas da entrevista ao Professor Gonçalo Vieira, Investigador do CEG, Doutorado em Geografia Física e Prof. no IGOT, que ocorreu no passado dia 19/11/2016. O programa que a partir do passado tenta projetar o futuro, aborda neste episódio a questão das alterações climáticas.

Ver programa na integra

 

 

 Jorge Malheiros no "Opinião Pública" sobre a extrema-direita e as políticas de imigração | SIC - Programa Opinião Pública 14/11/2016

 

No dia 14/11/2016 o Programa Opinião Pública da SIC contou com  Presença do Prof. Jorge Malheiros, docente do IGOT e investigador do CEG, que tratou o tema: "Extrema-direita e Políticas de Imigração".

Ver programa  na integra. [3'05'' / 4'35'' / 17'25'' / 20'32'']

 

 

 

 Artigo de opinião do Presidente da APG ao Jornal Diário de Notícias, secção Opinião [11 Outubro 2016]: A Geografia e o futuro desejado

 

O Presidente da APG, José Alberto Rio Fernandes, promove e reflecte sobre do encontro a realizar no Porto: A Geografia e o futuro desejado em artigo de opinião no Diário de Notícias.

 

(...) A compreensão espacial dos processos de transformação constitui uma base essencial da formação de cada um de nós, considerando a nossa relação com o ambiente e a interação social entre todos, fundada num dado âmbito territorial.

 

Este papel da Geografia no ensino está intimamente ligado a um outro, de investigação para um melhor ensino, o que leva os geógrafos a especializações cada vez mais diversificadas e aprofundadas, ao mesmo tempo que o conhecimento teórico se completa com o empírico e nas aprendizagens se valorizam tanto o conhecimento codificado como o tácito. (...)

Aceda ao artigo na integra

[pdf]

 

 Fogos: ajuda internacional a caminho e ordenamento como prioridade | Entrevista com o Professor José Alberto Rio Fernandes e António Bento-Gonçalves 

 

Veja reportagem na íntegra  (Prof. José Alberto Rio Fernandes: 20:30)

 

(...) Portugal fez um pedido de ajuda internacional e vai ter já amanhã a operar 2 aviões Canadair de Marrocos e um terceiro vindo de Itália. O país está também a aguardar resposta da Rússia que deverá enviar um avião pesado Beriev, um dos maores do mundo especializados a combater incêndios florestais. A Ministra da Administração interna confirma a ajuda internacional que pode também contar com reforços aéreos a partir da vizinha região espanhola da Galiza. Há, neste momento cerca de 200 fogos ativos em Portugal, que mobilizam quase 4800 homens. O fogo já matou quatro pessoas. Uma no continente, três na Madeira.

 

No Jornal 2, o autarca do Funchal, Paulo Cafôfo, faz a atualização em direto do momento que se vive na capital da Região Autónoma da Madeira e conversa sobre a reconstrução e a obrigatoriedade de reordenamento dos espaços urbanos e florestais nesta cidade mártir. João Fernando Ramos tem ainda tempo para refletir com os especialistas Rio Fernandes, da Universidade do Porto [e Presidente da APG], e Bento Gonçalves, da Universidade do Minho sobre o ordenamento florestal que falta ao país, e a necessidade de se apostar mais na prevenção dos fogos do que no seu combate.

 

O desafio político sobre esta situação foi esta quarta feira deixado pelo Presidente da república que visitou áreas ardidas quer no continente, quer na Madeira. À prevenção o país reserva para ações todo o ano, vinte milhões de euros. O dispositivo de combate, para atuar nos quatro meses de verão, consome mais de 14 milhões de euros do Orçamento do Estado do ano corrente. (...) 

in:

Rui Sá, João Fernando Ramos, Manuela de Sousa - RTP

11 Ago, 2016, 00:11 / atualizado em 11 Ago, 2016, 00:26 | País

 

 

 Os últimos 10 anos no Norte em números | Há regiões do Norte no "fio da navalha" \ Entrevista do Professor João Ferrão ao DN

 

(...) Nos concelhos entalados entre o litoral industrializado e o interior despovoado, há muitos jovens sem qualificações nem ocupação, que tanto podem ser uma força de crescimento quanto uma bolsa de pobreza, alerta o geógrafo humano João Ferrão.

 

Num Norte mais envelhecido e urbanizado, as cidades devem ser laboratórios de inovação e os territórios de baixa densidade têm de se diferenciar para sobreviver. Já as áreas situadas entre os polos urbanos e os despovoados vivem no "fio da navalha": os seus jovens sem qualificações nem ocupação tanto podem ser uma força de crescimento quanto uma bolsa de pobreza. Cada região exige soluções diferentes e integradas, apela o geógrafo humano João Ferrão. (...)

Leia na integra a entrevista conduzida por Alexandra Figueira em 22 Setembro 2016 às 01:00 no suplemento económico do DN (online)

Entrevista em [pdf]

 

 ⟩ José Luís Zêzere no programa Opinião Pública da SIC Notícias | 5 de janeiro de 2016

 

Participação do Prof. José Luís Zêzere no programa Opinião Pública da SIC Notícias no dia 5 de janeiro de 2016, sobre "Consequências do mau tempo em Portugal".

Ver Entrevista

 

 

 ⟩ Conversa com os Geógrafos Catarina Ramos, Gonçalo Vieira e José Luís Zêzere

 

Em Dezembro de 2014, os geógrafos Catarina Ramos, Gonçalo Vieira e Rui Zêzere conversam no Programa da RTP1, "Portugal no Coração", sobre Variabilidade climática e os fenómenos extremos naturais em Portugal a propósito dos fenómenos extremos naturais em Portugal ocorridos no Inverno de 2014 (Janeiro) e seu enquadramento na geografia física de Portugal.

 

Ver Programa