Notícias
IX Congresso da Geografia Portuguesa | 28 e 30 de Novembro de 2013 | Colégio do Espírito Santo | Évora | Site do Congresso

[11/06/2013]

IX Congresso da Geografia Portuguesa | Site do Congresso

  A Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e a Universidade de Évora organizam o IX Congresso da Geografia Portuguesa que se realizará no Colégio do Espírito Santo, em Évora, entre 28 e 30 de novembro de 2013.

Está disponível o site do congresso onde poderá aceder a informação

 

TEMA DO CONGRESSO

Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência

A Geografia encontra-se hoje em dia confrontada com uma responsabilidade crescente, tendo em conta as expectativas que a sociedade tem em relação à ciência: face a desafios cada vez mais complexos, exige-se de forma mais fundamentada que a ciência assuma um papel inequívoco na produção de conhecimento que apoie a resolução desses mesmos desafios. O Horizonte 2020, que estabelece as orientações para o futuro da actividade científica na Europa até 2020, reforça esta necessidade da ciência contemplar e ajudar a solucionar os desafios societais e que o faça através de abordagens inovadoras, procurando ao mesmo tempo a excelência na produção científica. Mais do que muitas outras ciências, a Geografia trata de questões que nascem na sociedade, no seu funcionamento, na sua relação com a natureza, e na expressão espacial das mesmas. Através de abordagens híbridas, já estabelece pontes entre diferentes sistemas e diferentes perspectivas de análise. Encontra-se assim particularmente vocacionada para analisar e encontrar respostas aos processos complexos com que nos deparamos hoje em dia. O tema do IX Congresso da Geografia Portuguesa pretende justamente reforçar as ligações que a Geografia, enquanto Ciência, estabelece entre o Espaço, a Natureza e a Sociedade, assim como salientar o modo como a Ciência Geográfica evolui tendo em conta estas ligações. (...)

 

Site: http://www.cgp2013.uevora.pt/ 

 

Voltar







VER TODAS AS NOTÍCIAS
Mailing List

Email:
CONTACTOS
IMPLEMENTAÇÃO: SIMBIOSE