Colóquio Territórios Metropolitanos Contemporâneos | 29 de Maio | Auditório do CIUL | Lisboa

Resultante de uma estreita colaboração entre o CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa e o ISCTE-IUL, terá lugar no Auditório do CIUL, no próximo dia 29 de Maio, segunda-feira, a segunda edição do Colóquio Territórios Metropolitanos Contemporâneos, onde serão apresentadas e discutidas as linhas temáticas de investigação em desenvolvimento no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos (ATMC).

O Programa de Doutoramento em ATMC elege o território contemporâneo como tema central de debate, privilegiando por essa via o estabelecimento de ramificações de pesquisa numa ampla rede. A linha científica que orienta este ciclo de estudos é acolhida pelas unidades de investigação DINAMIA'CET-IUL e ISTAR-IUL, resultando do cruzamento entre a arquitectura, a arquitectura paisagista, a arte pública e o desenvolvimento urbano.

A construção deste corpo multidisciplinar clarifica a percepção relativa aos fenómenos metropolitanos e respectiva cultura contemporânea.

Integrado na rubrica de "Aulas Abertas", o colóquio resulta de uma componente letiva obrigatória do segundo ano curricular do programa doutoral que se destina a enquadrar e acompanhar a investigação em curso. Integrará intervenções de curta duração proferidas por alunos do curso e por docentes e investigadores do ISCTE-IUL, com o objetivo de partilhar e debater os resultados da investigação que o programa doutoral em ATMC tem originado com uma audiência abrangente, que inclua cidadãos e especialistas não-académicos.

As linhas temáticas em desenvolvimento são:

-        Arquitetura Digital

-        Modos de Habitar, Sociedade e Cultura Arquitetónica

-        Representação e discurso na arquitectura e no design urbano

-        Criatividade, Actividades Culturais e Território

Ver e-Cartaz